O Troféu Raça Negra chega aos 25 anos no dia 18 de novembro, no Espaço Unimed, em São Paulo, e promete fazer história. Pela primeira vez desde a criação da premiação, idealizada pelo reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, tanto a homenageada quanto a diretora artística do evento serão mulheres negras.
A grande homenageada será a cantora e compositora Leci Brandão, uma das vozes mais potentes da música popular brasileira, com trajetória marcada pela defesa da cultura negra, da igualdade e da democracia. Tarciana Medeiros, a primeira mulher e negra a ocupar a presidência do Banco do Brasil, também será receberá o Troféu Raça Negra. À frente da direção artística estará Eliane Dias, empresária e advogada, que construiu uma carreira sólida no mercado musical, sendo responsável pela gestão do grupo Racionais MC’s e por dar visibilidade a talentos da cena periférica.
Na direção musical, o comando será de Walmir Borges, que assina o espetáculo pela quarta vez, garantindo uma celebração de peso para a noite que se consolidou como a mais importante do calendário de reconhecimento à contribuição da população negra no país. O Troféu Raça Negra de 25 anos apresentará uma programação musical com grandes estrelas da música brasileira nos mais diversos estilos, como Mano Brown, Seu Jorge, Luedji Luna, Adriana Moreira, Dodô, Walmir Borges, Keilla Regina, Drik Barbosa, Márcio Art, Pinha Presidente e Rappin Hood. O evento é coroado com um show de Lici Brandão, a grande homenageada de toda a programação da 8ª Virada da Consciência.
Em 2025, a Virada da Consciência é realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, Afrobras, NL Eventos, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e do Ministério da Cultura e Governo Federal. O Troféu Raça Negra 2025 conta com patrocínio master do Grupo Carrefour e patrocinio de: Banco do Brasil, Bradesco, Coca Cola Brasil, Fundação Itau. Também recebe o apoio institucional do ifood, do SESC, TV Globo e Volvo (em ordem alfabética). A edição 2025 é possível graças à soma de esforços públicos e privados em torno de uma agenda efetiva pela equidade racial no Brasil. A edição 2025 é possível graças à soma de esforços públicos e privados em torno de uma agenda efetiva pela equidade racial no Brasil.
*Com informações de LGF Press Comunicação.
