Executivos globais e regionais da Udemy, incluindo a CMO Genefa Murphy, juntaram-se a líderes convidados como Francisco Mattos, da Fórmula 1, e representantes de grandes empresas brasileiras
A Udemy, principal plataforma de aceleração de competências impulsionada por inteligência artificial, realizou nesta terça-feira (9) o FWD São Paulo 2025, terceira edição brasileira do principal evento anual da companhia. A conferência reuniu empresas que buscam abraçar a tecnologia e a inovação na aprendizagem, incluindo altos executivos, especialistas em treinamento corporativo e líderes de RH, no espaço Estação São Paulo, em Pinheiros. O encontro discutiu como a IA está acelerando a transformação da força de trabalho e moldando novas estratégias de desenvolvimento de talentos.
Durante o evento, a Udemy apresentou suas mais recentes soluções baseadas em IA. Entre as novidades, destacou-se a preparação para o lançamento do Udemy MCP Server, solução inédita que insere o aprendizado personalizado diretamente nos fluxos de trabalho dos colaboradores. Ao se integrar a aplicações com IA generativa, como Claude ou ChatGPT, a plataforma possibilita acesso a conteúdos de desenvolvimento de forma imediata, sem interromper a produtividade.
Outro destaque foi o Role Play em português, lançado no início de 2025 como uma ferramenta interativa que utiliza IA para criar simulações desenhadas por instrutores em um ambiente de prática seguro. A solução apoia os alunos no desenvolvimento de competências adaptativas – como apresentar propostas de negócios, conduzir conversas ou negociar. Essas habilidades ganharam ainda mais relevância na era da IA, em que tarefas técnicas são automatizadas e as competências humanas exigem prática contínua. Disponível em toda a América Latina, o Role Play também permite que empresas personalizem cenários de acordo com suas necessidades.
O FWD São Paulo 2025 foi aberto com a palestra de Genefa Murphy, Chief Marketing Officer da Udemy, intitulada “A virada da IA: liderando a revolução em meio à transformação da força de trabalho”. Baseando-se em pesquisa da McKinsey, Genefa destacou que 92% das organizações estão investindo em tecnologias de IA, mas apenas 1% se consideram totalmente preparadas para aproveitar esses investimentos. Ela ressaltou que esse descompasso de competências representa tanto desafios quanto oportunidades, evidenciando por que os métodos tradicionais de aprendizagem e desenvolvimento já não são suficientes na era da IA.
Também estiveram presentes no evento executivos globais e regionais da Udemy, como André Almeida, Vice-Presidente para a América Latina, e Jacob Coulter, Diretor Sênior de Produtos. A programação abordou o impacto da IA na personalização da aprendizagem e como isso está impulsionando novas estratégias de desenvolvimento de produtos, em sintonia com as tendências regionais e as oportunidades de inovação.
Iniciativas de capacitação em IA
Um dos destaques foi a sessão ““Fechando a lacuna da IA: acelerando a preparação das empresas”, que discutiu como empresas podem reduzir os prazos de implementação da IA de anos para semanas por meio de estratégias de aprendizagem direcionadas. A sessão também abordou lacunas críticas de competências e destacou práticas que aumentaram em até 20% a eficiência organizacional com iniciativas de capacitação em IA.
Outro ponto de destaque foi o workshop interativo sobre boas práticas em mensuração de L&D (Learning & Development), que apresentou exemplos de programas globais de aprendizagem e desenvolvimento, oferecendo aos participantes a oportunidade de discutir desafios e compartilhar experiências com líderes de RH e L&D. Já no painel “Adaptando-se à IA – Lições para profissionais de RH e T&D”, líderes corporativos desses segmentos analisaram como a IA está remodelando as equipes corporativas, quais habilidades de liderança são essenciais e que estratégias podem ajudar a construir times resilientes em meio a transformações organizacionais.
O evento também contou com a palestra “Liderança e inovação em alta velocidade – Lições da F1 para o mundo empresarial”, ministrada por Francisco Mattos, Diretor Executivo da Fórmula 1 no Brasil. Ele mostrou como a cultura de inovação e alta performance da F1 pode acelerar a transformação digital, impulsionar a aprendizagem contínua e apoiar a formação de líderes preparados para o futuro do trabalho.
Além disso, a programação incluiu painéis interativos e oportunidades de networking, consolidando o FWD São Paulo como um dos principais fóruns do Brasil dedicados à inovação, à tecnologia e ao futuro da aprendizagem corporativa.
“Em um cenário em que a inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia de empresas e profissionais, o FWD São Paulo 2025 destacou como essa realidade já está transformando a aprendizagem corporativa – tornando-a mais personalizada, imersiva e orientada para resultados de negócios”, afirmou André Almeida, Vice-Presidente da Udemy para a América Latina. “O evento também reforçou o compromisso da Udemy com o Brasil, um mercado estratégico para nossas operações globais. Hoje, já atendemos no país quase seis milhões de alunos, com o apoio de mais de 8 mil instrutores e um catálogo de mais de 22 mil cursos em português no marketplace, além de 2,2 mil cursos em português disponíveis para empresas por meio da Multi-Language Collection do Udemy Business”, acrescentou.
