AXA no Brasil

Um amanhã silencioso: ZF revela como será o som no futuro com os veículos definidos por software

Com sua nova função Redução Ativa de Ruído, a ZF está apresentando uma solução puramente baseada em software na CES em Las Vegas que reduz especificamente o ruído dos pneus no interior do veículo
Com sua nova função Redução Ativa de Ruído, a ZF está apresentando uma solução puramente baseada em software na CES em Las Vegas que reduz especificamente o ruído dos pneus no interior do veículo

Estreia mundial na CES 2026: ZF apresenta a função “Redução Ativa de Ruído” para o chassi

Friedrichshafen / Las Vegas.  O som dos pneus dentro do veículo é uma intrusão indesejada que pode atravessar componentes do chassi, como braços de suspensão e amortecedores. Na Consumer Electronics Show (CES), a ZF apresenta sua nova função de software “Redução Ativa de Ruído”, que diminui esse tipo de barulho na fonte sem hardware adicional de abafamento de ruído no veículo. A função puramente baseada em software do chassi minimiza significativamente o barulho incômodo dos pneus no interior. No futuro, o grupo de tecnologia ZF expandirá o uso da função para outros atuadores de chassi.

A solução baseada em software utiliza o Sensor de Chassi Inteligente da ZF com um sensor de aceleração integrado para medir com precisão as vibrações transmitidas dos pneus para o veículo via o chassi. Os dados de vibração são analisados usando um algoritmo especialmente desenvolvido que reconhece os padrões característicos de ruído da cavidade dos pneus (tipicamente em torno de 200 hertz). O software então gera um contrassinal fornecido pelo software cubiX da ZF por meio das válvulas dos amortecedores semiativos (CDC) ou Controle Contínuo de Amortecimento. A função utiliza micro movimentos do amortecedor para reduzir especificamente a interferência de som sem prejudicar a função real do amortecedor.

“A Redução Ativa de Ruído é um excelente exemplo de como usamos algoritmos inteligentes para tornar os componentes ZF ainda mais eficientes. Isso dá aos nossos amortecedores CDC semiativos um diferencial de venda claro no mercado e estabelece novos padrões de conforto – sem a necessidade de hardware adicional de abafamento de ruído”, diz o Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e head da Divisão de Soluções para Chassis.

Amortecedores inteligentes, silêncio brilhante: é assim que o futuro da tecnologia de chassis parece

A obtenção da redução de sons indesejados é implementada puramente por software, por meio do controle inteligente dos amortecedores CDC – sem custos adicionais de instalação ou necessidade de espaço. A versão atual da tecnologia alcança redução de ruído de mais de 3 dB atualmente – uma diferença claramente perceptível para os passageiros. Até 10 dB é possível no futuro.

A redução ativa de barulho pode ser adaptada a diferentes tipos de veículos e necessidades dos clientes por meio de software. Isso cria um novo mercado, especialmente para veículos de menor custo – já que soluções acústicas de alta qualidade com microfones ou alto-falantes têm estado disponíveis principalmente em segmentos de luxo. Aproximadamente 40% de todos os amortecedores semiativos no mundo já são da ZF, tornando o grupo de tecnologia líder de mercado. Diante da tendência para a direção automatizada, a ZF espera que as vendas nessa área aumentem.

Redução ativa de ruído faz parte do chassi 2.0

A produção em série de Redução Ativa de Ruído está prevista para começar em 2028. No futuro, a função de software também poderá ser usada em outros atuadores ZF — por exemplo, para redução ativa do chiado dos freios ou no sistema de amortecimento totalmente ativo sMOTION.

“Graças à nossa expertise em sistemas e com a ajuda de algoritmos inteligentes, podemos oferecer nossos atuadores mecatrônicos como verdadeiros motores de inovação e expandiremos nossa abordagem de controle baseada em software para outros atuadores ZF no futuro. O objetivo para nós é claro: atuadores mecatrônicos capazes de reduzir eficientemente tanto o som próprio como o externo com a ajuda de software”, explica Holdmann.

A nova função se encaixa perfeitamente na estratégia de produto Chassis 2.0 da ZF. O chassi 2.0 utiliza atuadores inteligentes e conectáveis em rede para habilitar novas funções do chassi por meio de software. Ele combina atuadores inteligentes como freios, direção e amortecimento, arquiteturas eletrônicas escaláveis (E/E) e soluções de software inovadoras em um sistema altamente integrado e flexível. “Com nosso Chassis 2.0, estamos lançando as bases para o veículo definido por software”, diz Holdmann.

Vídeo – Veja a Redução Ativa de Ruído em funcionamento aqui

 

Total
0
Shares
Anterior
Expectativas e promessas: como cuidar da saúde mental no final do ano?
Foto por: Ümit Bulut/ Unsplash Images

Expectativas e promessas: como cuidar da saúde mental no final do ano?

Psicóloga dá dicas para lidar com metas não cumpridas, frustrações e pressões

Próximo
Brasileiros vão viajar mais, gastar mais e buscar novas experiências no verão 2025/2026, revela Skyscanner
Foto por: Saif71.com/ Unsplash Images

Brasileiros vão viajar mais, gastar mais e buscar novas experiências no verão 2025/2026, revela Skyscanner

Explorar novos destinos, priorizar conforto e planejamento antecipado também

Veja também