A exposição visa inspirar as mulheres para o autocuidado e a prevenção do câncer de mama, neoplasia que mais atinge o gênero feminino no Brasil
O poder da arte de transformar e sensibilizar é o que move a nova exposição aberta na Agência Beiramar da Unicred Valor Capital, em Florianópolis. Com o tema “Levo o meu Tempo”, a artista Marta Berger dá vida à campanha Outubro Rosa 2025 da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), convidando as mulheres a refletirem sobre o valor do autocuidado e da prevenção ao câncer de mama.
Realizada por meio de uma parceria entre a RFCC e a Unicred Valor Capital, a exposição integra o Programa ProArte, iniciativa do Projeto Somar da cooperativa, criado para incentivar a arte, a cultura e a solidariedade. O movimento, ativo há quatro anos, envolve mais de 33 mil cooperados, colaboradores e parceiros, fortalecendo a conexão entre cultura e bem-estar social.
Para o presidente da Unicred Valor Capital, Dr. Carlos Gilberto Crippa, a ação reforça o compromisso da cooperativa com a causa feminina e a promoção da saúde. “É com muito carinho e reconhecimento ao grande trabalho realizado pela RFCC que promovemos essa exposição, que busca provocar o autocuidado feminino e ajudar na implantação das melhorias necessárias na rede de assistência à saúde das mulheres. A prevenção do câncer de mama cura e precisa ser uma realidade de um número cada vez maior de mulheres em nosso estado e país”, destaca.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis, Maria Helena Ferreira Agacy, celebrou a parceria e a sensibilidade da campanha. “Da mesma forma que a RFCC acolhe, dá colo e ajuda as mulheres na luta contra o câncer de mama, a Unicred Valor Capital nos recebeu e tornou possível essa linda noite e a exposição Levo o meu Tempo. A arte de Marta Berger é um convite a refletir que a vida é hoje e que a saúde precisa do nosso olhar cada vez mais atento”, afirma.
Mais do que uma mostra de arte, a exposição é um lembrete sensível sobre a importância do autocuidado e da prevenção ao câncer de mama — o tipo que mais acomete mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) reforçam a urgência do tema, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde estão os maiores índices da doença. Informação, exames regulares e atenção ao próprio corpo seguem sendo as melhores formas de preservar a vida.
“Estou muito feliz em ajudar a RFCC na campanha do Outubro Rosa. Como artista e como mulher, é uma conquista que me toca profundamente. A arte dialoga com a essência feminina, que cuida de si e do outro. Suas cores inspiram, fazendo do tempo e da vida verdadeiras prioridades”, comenta a artista Marta Berger.
A exposição segue aberta ao público durante o mês de outubro na Agência Beiramar da Unicred Valor Capital, em Florianópolis.