Unifesp oferece atendimento para quem enfrenta dificuldades com as finanças

Unifesp oferece atendimento para quem enfrenta dificuldades com as finanças / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Projeto de extensão lançou serviço gratuito de terapia financeira para casais

Pesquisa divulgada recentemente pelo portal G1 indicou que metade dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) aponta o dinheiro como a maior causa de preocupação, superando temas como saúde, família, trabalho e violência. O estudo, que ouviu 8.701 pessoas, também mostrou que 72% dos(as) entrevistados(as) dizem que a saúde financeira afeta a saúde mental.

Esse cenário crítico de sobrecarga emocional e descontrole financeiro pode ser explicado pelos dados sobre endividamento da população brasileira: em junho deste ano, 71,4% das famílias possuíam dívidas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada mensalmente pela FecomercioSP.

Nesse contexto, pode surgir a chamada ansiedade financeira, que “é uma forma de sofrimento psíquico relacionada ao medo de não conseguir lidar com os compromissos financeiros presentes ou futuros”, relata Ahmed Sameer El Khatib, professor de Finanças, com foco em Finanças Comportamentais, do Departamento de Acadêmico Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) – Campus Osasco.

“Ela pode se manifestar por meio de insônia, irritabilidade, preocupação excessiva com dívidas ou mesmo paralisação diante de decisões simples, como fazer compras ou organizar o orçamento. O momento de procurar ajuda é quando essa ansiedade começa a afetar a saúde mental, os relacionamentos ou a qualidade de vida”, ele explica.

As suas principais causas, complementa o professor, envolvem endividamento, pressões sociais, histórico familiar de escassez, baixa educação financeira e instabilidade econômica. “Para lidar com essa ansiedade, é fundamental trabalhar tanto a organização financeira prática quanto os aspectos emocionais da relação com o dinheiro – e é aí que entra a terapia financeira”.

O dinheiro e a vida conjunta

Divergências financeiras estão entre as principais causas de atritos conjugais. Pensando nisso, a Clínica de Educação Financeira (CEF) da Unifesp acabou de lançar um serviço gratuito de terapia financeira para casais, com o objetivo de ajudar parceiros(as) a desenvolver juntos(as) uma relação mais saudável com o dinheiro [saiba mais sobre a clínica e o serviço oferecido abaixo].

“A terapia financeira para casais é frequentemente procurada quando há conflitos sobre prioridades financeiras, hábitos de consumo distintos, dívidas conjuntas ou dificuldades em dialogar sobre dinheiro. O serviço consiste em encontros mediados por psicólogos e educadores financeiros, que ajudam o casal a compreender seus padrões, alinhar objetivos e construir um plano conjunto com base no respeito mútuo e na escuta”, descreve o especialista.

De acordo com ele, essa modalidade é recomendada para casais que enfrentam dificuldades ou para aqueles que desejam se preparar para grandes decisões financeiras de forma mais saudável, tais como nascimento de filhos(as), compra de imóvel ou aposentadoria.

O que faz a Clínica de Educação Financeira da Unifesp

Clínica de Educação Financeira (CEF) da Unifesp é um projeto de extensão que oferece suporte gratuito a pessoas, casais e famílias que enfrentam dificuldades com suas finanças pessoais, promovendo saúde financeira e bem-estar emocional.

O serviço, que funciona desde 2022, já realizou mais de 500 atendimentos de educação financeira, os quais são conduzidos pelo professor Ahmed Sameer El Khatib, especialista na área.

Além da terapia financeira individual e para casais, a clínica promove palestras, oficinas, cursos de extensão, capacitação de educadores(as) financeiros(as) e pesquisas acadêmicas sobre saúde financeira.

Como funciona o serviço

Participar da CEF/Unifesp é simples, seguro, gratuito e 100% on-line. Você escolhe o tipo de atendimento (individual ou de casal) e marca a consulta de acordo com a sua disponibilidade. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (11) 96797-8999, Instagram ou e-mail cef.unifesp@gmail.com.

Após o primeiro atendimento, realizado com escuta ativa e sigilo total, é feito um acompanhamento contínuo para avaliar a evolução da situação financeira dos(as) participantes. Cada situação é analisada individualmente, buscando possíveis soluções para o bem-estar financeiro.

“As consultas individuais são totalmente personalizadas, pensadas na rotina da pessoa e suas necessidades financeiras. As consultas de casais acontecem com total comodidade e privacidade. O casal participa junto, em um espaço seguro para conversar sobre dinheiro com equilíbrio e sem julgamentos”, detalha o docente, que atualmente é graduando e doutorando em Psicologia Clínica.

Total
0
Shares
Anterior
Prevenir ameaças de identidade é o futuro da cibersegurança
Felipe Guimarães, Chief Information Security Officer - CISO da Solo Iron / Foto: Divulgação

Prevenir ameaças de identidade é o futuro da cibersegurança

Confira artigo de Felipe Guimarães, Chief Information Security Officer –

Próximo
Drones transformam mineração e melhoram condições de segurança, precisão e sustentabilidade
Drones transformam mineração e melhoram condições de segurança, precisão e sustentabilidade / Foto: Freepik

Drones transformam mineração e melhoram condições de segurança, precisão e sustentabilidade

Setor aposta na inovação tecnológica para vencer desafios históricos e utiliza

Veja também