Unimed Nacional obtém a nota mais alta no IDSS entre as cinco principais operadoras de planos de saúde do Brasil
A Unimed Nacional obteve a nota mais alta entre as cinco maiores operadoras de planos de saúde do Brasil no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024, ano-base 2023, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O IDSS é o principal índice de avaliação do setor da saúde suplementar no país, elaborado anualmente pela ANS.
A cooperativa obteve a pontuação de 0,9408 (de 1,00), posicionando-se na faixa verde, a melhor faixa avaliativa do índice.
O resultado vai ao encontro da posição de liderança do Sistema Unimed no setor da saúde suplementar. Das 25 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima no levantamento, 20 são Unimed.
A excelência das cooperativas médicas
Com 234 operadoras classificadas nas duas melhores faixas de desempenho (verde e amarela), incluindo a Unimed Nacional, as cooperativas médicas obtiveram nota ponderada de 0,8032, superando a média geral do setor de 0,7898. Os resultados completos estão disponíveis na página da ANS.
Entre as 894 operadoras avaliadas pela agência reguladora, apenas 48 (5,37%) conquistaram nota superior a 0,90, colocando a Unimed Nacional bem acima da pontuação média do setor.
Em uma análise do ranking é possível notar que a ANS destaca as cooperativas médicas e as seguradoras especializadas em saúde como as que apresentam um melhor IDSS, classificadas com notas iguais ou superiores a 0,8.
A Unimed Nacional recebeu a nota máxima em nove critérios avaliados, com destaque para a dimensão “Indicadores da Gestão de Processos e Regulação”, no qual a cooperativa atingiu a sua maior pontuação, sobretudo nos quesitos “Índice composto de Qualidade Cadastral” e “Proporção de Diagnósticos Inespecíficos nos Eventos de Internação Preenchidos nas Guias TISS”.
Ressalta-se também a nota máxima obtida no quesito “Taxa de Resolutividade de Notificação de Intermediação Preliminar”, com sucesso de 92% de resolutividade consensual de conflitos entre beneficiários e operadora, por meio de mediação da ANS.
O resultado do IDSS reafirma a força da operação nacional do Sistema Unimed e o compromisso da gestão da Unimed Nacional em preservar a qualidade do atendimento aos mais de dois milhões de clientes próprios e os atendidos pelo Intercâmbio Nacional.