Emissão dos novos cartões em parceria com a Thomas Greg do Brasil reafirma o compromisso da empresa com as questões socioambientais
A Up Brasil, empresa especializada em benefícios corporativos focada em bem-estar e qualidade de vida, lançou novos cartões aos usuários do Brasil. A modernização dos modelos traz mais flexibilidade, facilitando o uso para os quase 20 mil clientes em mais de 180 mil estabelecimentos credenciados. Além da inovação no design, os novos cartões também são sustentáveis, uma iniciativa da empresa que vem contribuindo cada vez mais com ações responsáveis, tornando-se mais ecológica e consciente sobre o meio ambiente.
“A Up Brasil acredita que é um agente potencial para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A cada movimento que fazemos, levamos em consideração nossa responsabilidade social e ambiental. Neste processo de inovação, o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente é contribuir com a redução dos impactos ambientais durante a produção dos cartões”, afirma Rodrigo Caiado, diretor executivo de Consumer Experience da Up Brasil.
A empresa iniciou no último mês, de forma gradual, a implementação dos novos modelos. O produto Up Alimentação, que representa cerca de 80% do total de emissões, foi o primeiro da lista a passar por este processo de transição.
Os novos cartões foram produzidos com PVC reciclado (plástico) proveniente de sobras de cartões com defeitos e aparas. Esse material proporciona uma redução de 46% na emissão de CO2, 46% de economia na energia e 75% redução de água em todo o processo de produção, se comparado com a fabricação em PVC branco comum. “É importante ressaltar que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e o que menos recicla, segundo um estudo da World Wildlife Fund (WWF). Com o lançamento dos novos cartões sustentáveis, a Up Brasil demonstra seu comprometimento para mudar este cenário”, completa Caiado.
A emissão dos novos modelos foi desenvolvida em parceria com a Thomas Greg do Brasil, uma das maiores gráficas de segurança do mundo e também atua em prol da sustentabilidade. “Desde de 2014, elaboramos um inventário que fornece dados com o objetivo de atuar na redução das emissões e no desenvolvimento de práticas cada vez mais sustentáveis. Além disso, controlamos o nível das nossas emissões de gases causadores do efeito estufa, realizamos a separação correta de resíduos, acompanhamos a destinação final e buscamos reduzir o desperdício para minimizar impactos ao meio ambiente”, explica Ewerton Silva, Gerente de Negócios da Thomas Greg do Brasil.
A parceria entre as duas empresas está relacionada à estratégia global de sustentabilidade da Up Brasil. Redução de CO2, diminuição de resíduos plásticos, recursos renováveis, consumo consciente e gerenciamento dos impactos das soluções durante seus desenvolvimentos são um dos principais compromissos da organização.
Apesar de serem sustentáveis, os cartões não perderam o charme do seu design. Com um layout na vertical, que é o jeito como o inserimos nas maquininhas, apresenta um degradê em preto, contrastando com o laranja da Up. Essa mudança busca imprimir mais modernidade à marca, reforçando o novo momento da empresa e destacando a inovação, tecnologia e sustentabilidade como soluções de valor agregado.
Descarte consciente e seguro
Outra iniciativa da Up em relação ao lançamento dos novos cartões, visando reduzir os impactos no meio ambiente, é a orientação para que os usuários façam o descarte dos cartões antigos de forma consciente.
No caso dos cartões com tarja magnética ou chip, o ideal é danificar o dispositivo com um objeto pontiagudo para evitar que ele seja utilizado indevidamente. Picotá-los também dificulta a leitura e o acesso aos dados impressos. Por ser um material reciclável, recomenda-se descartá-lo em pontos de coleta próprios, comumente encontrados em supermercados, metrôs e lixeiras públicas. Normalmente, nesses pontos, os materiais são direcionados a lugares corretos para reciclagem.