Estudo foi realizado com beneficiários do Benefício Farmácia e revela ser o segundo tipo de medicamento mais utilizado na base
Um levantamento recente da Funcional Health Tech, referência no desenvolvimento de tecnologias para programas de suporte a pacientes no Brasil, revela o crescimento relevante no uso de antidepressivos entre adultos em idade produtiva. Entre os beneficiários do Benefício Farmácia de 29 a 58 anos, o estudo aponta um aumento de 12,4% no número de usuários que utilizaram dessa classe de fármacos nos últimos dois anos.
Os antidepressivos são o segundo tipo de medicamento mais utilizado na base de beneficiários, ficando atrás apenas de antibióticos. Por outro lado, o uso de ansiolíticos caiu 10,6%. Para o Dr. Alexandre Vieira, Diretor Médico da Funcional Health Tech, esses dados reforçam a importância de programas de apoio emocional e bem-estar, sobretudo no que se refere à adesão contínua ao tratamento.
“Esse aumento reflete tanto o impacto do estilo de vida moderno, marcado por jornadas longas, estresse e insegurança econômica, quanto uma mudança cultural importante: hoje falar sobre saúde mental e buscar tratamento deixou de ser tabu para boa parte da população”, explica.
Esse dado está alinhado com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2029 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou que 10,2 % das pessoas com 18 anos ou mais relataram ter recebido diagnóstico médico de depressão. Dentre esse grupo, aproximadamente 48 % usavam antidepressivos nas semanas anteriores à pesquisa.
Para a Funcional Health Tech, acompanhar o perfil de uso de medicamentos na base é essencial para oferecer programas de adesão mais eficientes, com impacto positivo não apenas para o colaborador, mas para o ecossistema de saúde como um todo.
“O crescimento do uso de antidepressivos entre adultos não é isolado, está associado a uma prevalência significativa da doença, desigualdade de acesso ao cuidado em saúde mental e às pressões da vida moderna. Isso reforça que saúde mental é um tema crítico e urgente para políticas de saúde”, finaliza o Diretor Médico da Funcional Health Tech.