Unidades de terapia intensiva das instituições do Grupo Marista se destacaram em avaliação que monitorou qualidade de mais de 20 mil leitos no país
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgou a lista de unidades de terapia intensiva (UTIs) reconhecidas por sua excelência em 2025. Ao todo, 800 hospitais foram monitorados pelo Projeto UTIs Brasileiras ao longo de 2024. A certificação é dividida em duas categorias: Top Performer, destinada às UTIs que figuram entre as 33% melhores do país, e UTI Eficiente, atribuída às unidades que apresentam desempenho acima da média estabelecida. Entre as instituições reconhecidas estão os hospitais da frente de saúde do Grupo Marista. O Hospital Universitário Cajuru recebeu o selo de Top Performer, enquanto o Hospital São Marcelino Champagnat foi reconhecido como UTI Eficiente.
Desde 2016, a premiação destaca a excelência do atendimento prestado por unidades de saúde de todo o Brasil, garantindo à população um atendimento de qualidade para pacientes em estado crítico. “Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica, mesmo em contextos desafiadores”, explica a presidente da Amib, Patrícia Mello.
Cuidado avançado e humanizado
A coordenadora das UTIs dos hospitais do Grupo Marista, Viviane Chaiben, reforça que conquistas como essa só são possíveis por meio de um trabalho de qualidade, sempre baseado em evidências científicas e no constante avanço do conhecimento médico. “É a combinação entre tecnologia, equipamentos de ponta e execução meticulosa das práticas médicas que assegura a precisão dos resultados”, analisa. “Nossa atuação deve focar no melhor para o paciente, considerando seu prognóstico e antecipando problemas com estudo e monitoramento contínuos”, complementa.
“Aqui, a segurança do paciente e a excelência no atendimento não são apenas diretrizes, mas verdadeiros pilares. Investimos continuamente na capacitação dos profissionais, que seguem rigorosos padrões internacionais para garantir um cuidado de qualidade, humano e eficiente”, afirma o diretor-geral dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto. “Os reconhecimentos são um reflexo daquilo que construímos no dia a dia de cuidado com o paciente. Recentemente o Hospital Universitário Cajuru tornou-se o único 100% SUS do Paraná a obter a acreditação ONA Nível 3, o mais alto reconhecimento de qualidade na saúde no Brasil, enquanto o Hospital São Marcelino Champagnat é a única instituição do Paraná e uma das 37 no Brasil certificadas pela Joint Commission International (JCI), conquistas que reforçam a excelência e a segurança no atendimento dos hospitais Maristas”, complementa.