Bradesco Seguros

Vacinação na gestação protege mães e bebês nos primeiros meses de vida

woman holding stomach
Foto: freestocks no Unsplash

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul destaca importância de imunização adequada durante a gravidez

A vacinação durante a gestação é uma estratégia essencial para proteger a saúde da mãe e do bebê, especialmente nos primeiros meses de vida. A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) reforça a importância de que gestantes estejam com o calendário vacinal atualizado, seguindo as orientações médicas e as recomendações do Programa Nacional de Imunizações.

Segundo o médico pediatra e membro do Comitê de Imunizações da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Juarez Cunha, a gestação é um momento oportuno para revisar e atualizar vacinas fundamentais.

“A mulher jovem que engravida precisa colocar a vacinação em dia, porque algumas vacinas protegem não só a mãe, mas também o bebê nos primeiros meses de vida, quando ele ainda é mais vulnerável”, explica.

Entre os imunizantes recomendados estão as vacinas contra influenza e COVID-19, que reduzem o risco de complicações respiratórias durante a gestação. Além delas, uma das principais novidades é a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês.

“Essa vacina pode ser feita a partir da 28ª semana de gravidez e garante proteção ao recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, especialmente nos três primeiros, que são os mais críticos”, ressalta o pediatra.

A bronquiolite é uma das principais causas de internação em lactentes, especialmente durante os meses mais frios, e a imunização materna tem impacto direto na redução de casos graves. “Ao vacinar a gestante, os anticorpos são transferidos para o bebê, oferecendo uma proteção importante logo no início da vida”, acrescenta Juarez Cunha.

A SPRS reforça que o acompanhamento pré-natal é o momento ideal para esclarecer dúvidas, revisar o histórico vacinal e receber as orientações adequadas sobre quais vacinas devem ser aplicadas em cada fase da gestação.

Redação: Marcelo Matusiak

Total
0
Shares
Anterior
UniCesumar oferta 41 vagas de Medicina para o Fies 2026
man in white dress shirt wearing black framed eyeglasses

UniCesumar oferta 41 vagas de Medicina para o Fies 2026

Inscrições começam em 3 de fevereiro, e o financiamento pode chegar a 100%

Próximo
Conflitos entre sócios ainda são uma das principais causas de crises empresariais
man and woman holding hands

Conflitos entre sócios ainda são uma das principais causas de crises empresariais

Disputas societárias mal geridas comprometem a governança, travam decisões

Veja também