Vai comprar uma empresa? Conheça o check list que potencializa buy-side de sucesso

Leonardo Grisotto, cofundador e sócio-diretor da Zaxo / Foto: Divulgação
Leonardo Grisotto, cofundador e sócio-diretor da Zaxo / Foto: Divulgação

Metodologia M&A atua não só no lado da organização disposta a ser vendida, como também a corporações que almejam expansão por meio de fusão

Uma das estratégias de expansão de uma empresa pode estar na aquisição de outras ou na fusão. Um movimento que envolve dois lados – o das organizações dispostas a comprar (buy-side) e o das que se apresentam no mercado para serem vendidas (sell-side). Para ambas as partes, é necessário planejamento e metodologia.

Em particular para o buy-side, afinal, é o lado que está em busca desse crescimento em sua atividade. De acordo com o consultor empresarial Leonardo Grisotto, cofundador e sócio-diretor da Zaxo, boutique de M&A (Mergers and Acquisitions), negócio especializado em oferecer assessoria customizada aos dois lados do processo, a decisão por ir ao mercado comprar demanda rigor em alguns procedimentos.

O especialista resume essas providências em um checklist. “São passos que, se bem observados e cumpridos, potencializam o buy-side para uma negociação de sucesso”, afirma. Confira os pontos destacados pelo consultor:

  • Pesquisa de mercado, para avaliação das condições conjunturais, projeções e perspectivas;
  • Mapeamento de oportunidades, para que seja identificada aquela que melhor atenda aos propósitos e especificidades do buy-side;
  • Análise estratégica: não basta apenas mapear e identificar. É preciso uma análise estratégica, interna e externa (conjuntura, mercado e o do outro lado, isto é, do sell-side, dos negócios dispostos à venda);
  • Framework, um elemento importante da análise estratégica, porém com um foco mais específico em determinado aspecto do processo;
  • Execução da negociação, para que seja um processo de M&A de relação ganha-ganha, ou seja, vantajoso para ambas as partes, saudável para o mercado;
  • Um plano de integração para o pós-buy (pós fusão ou aquisição). Isso inclui desde a integração das equipes e colaboradores das organizações envolvidas até sistemas e procedimentos.

Segundo Grisotto, cada uma dessas etapas tem importância decisiva. Mas ele chama atenção especial para o PMI (Post Merger Integration, ou seja, a integração após a aquisição). “A integração entre a organização que comprou e a que foi vendida muitas vezes é o ponto mais delicado, mais crítico. Nem sempre as corporações e as pessoas estão preparadas para fazer essa integração”, observa.

O especialista da Zaxo explica que o termo buy-side é utilizado no mercado financeiro, referindo-se ao lado comprador/investidor, como fundos de investimento propriamente ditos, companhias de seguros, fundos de pensão, gestores de ativos e claro, médias e grandes empresas. No entanto, ressalta, aplica-se também a médias e grandes empresas interessadas em fusão e aquisição. “O processo de M&A requer metodologia para os dois lados, o buy e o sell-side”, reitera.

Na avaliação de Grisotto, embora o cenário global esteja impactado por conflitos bélicos em curso (no Oriente Médio e a guerra Rússia versus Ucrânia), o mercado de fusões e aquisições segue aquecido. Corporações principalmente dos Estados Unidos e da China realizam movimentos de compras em diversos países, de empresas locais, nas mais variadas atividades econômicas.

No Brasil, internamente, análises também sinalizam para um movimento de fusões e aquisições. Só no primeiro mês do ano, pelo menos 85 delas foram mapeadas pela PwC Brasil. Em relatório divulgado em março, a consultoria anunciou que, em 2024, as fusões e aquisições no país devem crescer em relação a 2023.

Total
0
Shares
Anterior
Pottencial Seguradora anuncia adesão do produto Residencial à plataforma multicálculos TELEPORT
Cláudio Lendecker, Diretor Comercial da Pottencial / Foto: Divulgação

Pottencial Seguradora anuncia adesão do produto Residencial à plataforma multicálculos TELEPORT

Pottencial Seguradora anuncia adesão do produto Residencial à plataforma

Próximo
Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias comemora 10 anos com programação especial
Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias comemora 10 anos com programação especial / Foto: Divulgação

Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias comemora 10 anos com programação especial

Evento será realizado nos dias 18 e 19 de junho no Expo Dom Pedro em Campinas e

Veja também