Verificar a abrangência das coberturas, analisar o valor da franquia e considerar os benefícios adicionais oferecidos são pontos importantes para a renovação
De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, nos primeiros três meses de 2024, mais de 70% dos crimes registrados no país foram roubos de carros. Mesmo com esse cenário, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), apenas 30% dos carros possuem algum tipo de seguro. Diante desse cenário, a importância do seguro automóvel é evidente. Além disso, a renovação anual é uma oportunidade para reavaliar as necessidades e garantir que a cobertura atenda ao perfil atual do segurado, considerando fatores como alterações de rotina, uso do veículo e até mudanças de valores de mercado.
“Não ter seguro é um risco muito alto, especialmente devido ao alto valor do automóvel, o que pode representar uma grande perda financeira em caso de imprevistos. O seguro automotivo não apenas cobre o bem material, mas também assegura que o motorista terá assistência em momentos inesperados, como acidentes ou panes mecânicas”, comenta Leonardo Miotto, líder de produto da Pier, seguradora que tem a missão de mudar a relação dos brasileiros com os seguros.
Na hora de renovar o seguro automóvel, alguns pontos são essenciais para garantir uma escolha vantajosa e adequada às necessidades do motorista. Primeiramente, é importante verificar a abrangência das coberturas, avaliando se elas incluem proteção contra roubo, furto, colisão e eventos naturais. Outro ponto fundamental é analisar o valor da franquia, já que uma franquia muito alta pode onerar o segurado em caso de sinistro. Esses passos iniciais ajudam a evitar surpresas no momento de acionar o seguro, assegurando uma cobertura que realmente faça sentido para o perfil e as necessidades do motorista.
Além da cobertura básica, vale a pena considerar os benefícios adicionais que podem fazer diferença no dia a dia. Assistência 24 horas, por exemplo, é um serviço de grande utilidade para emergências, enquanto o carro reserva oferece mais tranquilidade em caso de longos reparos. Outro detalhe importante, é observar se possui cobertura para vidros, farois e retrovisores, que costuma ser uma proteção complementar importante, especialmente para quem usa o veículo com frequência.
Uma apólice bem escolhida é aquela que proporciona tranquilidade, protegendo o carro e o condutor em situações adversas. “A renovação é uma oportunidade de alinhar o seguro às necessidades do motorista, buscando uma cobertura que realmente faça sentido para o seu dia a dia. E, acima de tudo, é um investimento em segurança e tranquilidade”, conclui Miotto.