Europ Assistance Brasil

Valor do seguro dos carros mais vendidos no Brasil tem aumento de 37,9% para homens e queda de 22% para mulheres em abril

Foto: Victor Sánchez Berruezo / Unsplash
Foto: Victor Sánchez Berruezo / Unsplash

Levantamento da Minuto Seguros aponta ajuste de mercado variações expressivas para ambos os perfis

Minuto Seguros, uma empresa Creditas, líder no segmento de seguros online e uma das principais corretoras do país, realizou um estudo sobre o valor do seguro dos carros mais vendidos no Brasil em abril de 2024. No mês, foi registrado aumento de 37,9% nos valores das apólices para o perfil masculino, enquanto houve uma queda de 22% para o feminino.

O resultado de abril reverte a tendência mostrada no primeiro trimestre do ano (queda no perfil masculino e alta no perfil feminino), trazendo não somente um ajuste dos valores, como também uma tendência sazonal.

“Como março ficou marcado por uma queda expressiva para o perfil masculino e um aumento no feminino, podemos enxergar os valores de abril como um ajuste de mercado. Inclusive, no mesmo período do ano passado, o perfil masculino sofreu um aumento semelhante (+38,1%), após uma queda de 21,6%”, explica Michel Tanam, Gerente Comercial da Minuto Seguros.

O ranking abrange 11 capitais brasileiras e considera a lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para determinar os dez carros mais vendidos no período.

Entre os destaques do mês de abril, estão:

(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de abril/24 contra março/24)

  1. A capital com os menores preços médios para o perfil masculino foi Brasília, onde o valor foi de R$ 2.439,47 (+17,2%), enquanto para o feminino foi Porto Alegre, onde o valor foi de R$ 1.976,64 (-5,7%).
  2. Rio de Janeiro registrou os maiores preços médios em ambos os perfis, com R$ 4.530,19 (+52,2%) no masculino e R$ 2.905,46 (-17%) no feminino.
  3. A média geral para todos os modelos e capitais é de R$ 3.420,32 (+37,9%) para o perfil masculino, e R$ 2.317,00 (-22%) para o perfil feminino.

Entre as variações mais expressivas de valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:

  1. Novo Polo Comfortline se mantém em primeiro na lista dos mais vendidos, e registra o maior aumento do período no perfil masculino, enquanto tem a segunda maior queda no feminino. Para homens, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 3.397,64 (+46,5%). Já para mulheres, o preço médio é de R$ 2.044,62 (-28,2%).
    A maior variação do modelo para perfil masculino ocorre em Recife, alcançando R$ 4.741,72 (+131,3%), enquanto para o perfil feminino é em Salvador, atingindo R$ 2.042,59 (-42,5%).
  2. Novo Tracker continuou na sétima posição em vendas e, enquanto registra o segundo maior aumento na média dos valores para homens (+46,3%), apresenta a maior queda para mulheres (-28,8%). A maior variação para o perfil masculino se dá no Rio de Janeiro, onde chegou a R$ 6.486,94 (+106,2%), e no feminino se dá em Salvador, atingindo R$ 2.487,82 (-42,3%).
    A média dos valores do veículo é de R$ 3.870,10 para o perfil masculino e R$ 2.321,40 para o feminino.
  3. Novo Onix Hatch, se mantém em segundo na lista da Fenabrave, e sofre um aumento expressivo no perfil masculino, enquanto registra uma queda no perfil feminino. Para homens, o modelo atinge o valor médio de R$ 3.121,53 (+39,8%), já para mulheres chega a R$ 2.047,44 (-19,3%).
    A maior variação para o perfil masculino é em Goiânia, com valor de R$ 4.019,78 (+85,2%). No feminino, a maior variação se dá em Salvador, com custo de R$ 2.080,29 (-43,8%).

Detalhes da cotação

Capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vitória (ES) e Salvador (BA).

Seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine e Zurich.

Perfis: Homem e mulher, 35 anos, casado(a).

As cotações mencionadas no texto são as de menor valor dentro dos perfis cotados com as seguradoras.

Total
0
Shares
Anterior
Grupo Bradesco Seguros disponibiliza ‘Trilha de vendas em Ambientes Digitais’
Foto: Austin Distel / Unsplash

Grupo Bradesco Seguros disponibiliza ‘Trilha de vendas em Ambientes Digitais’

Por meio da Plataforma Universeg, os conteúdos auxiliam o corretor de seguros

Próximo
SulAmérica cadastrou mais de 100 médicos para atendimento voluntário para vítimas de tragédia no RS
Foto: Li Lin / Unsplash

SulAmérica cadastrou mais de 100 médicos para atendimento voluntário para vítimas de tragédia no RS

Iniciativa visa fornecer acesso rápido e eficiente à orientação médica e

Veja também