Influenciada pela sazonalidade do Dia das Crianças, prévia do indicador elaborado pela ACSP ficou abaixo de igual período de outubro
O varejo paulistano registrou leve retração (1,3%) na primeira quinzena de novembro, comparado com outubro, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP) com base na amostra da Boa Vista.
Influenciado pela injeção de recursos extras, maior taxa de ocupação e emprego e pela antecipação de compras de fim de ano, o varejo da capital avançou 3,7% quando comparado com o mesmo período do ano passado e 4,2% sobre a primeira quinzena de novembro de 2019.
O economista da ACSP, Marcel Solimeo, lembra também que há o efeito Copa do Mundo. “Nossa estimativa para o mês é de crescimento em torno de 3 a 5% nas vendas somando as compras que serão feitas na Black Friday e artigos para a Copa”.
Segundo a pesquisa de intenção de compras encomendada pela ACSP à PiniOn, dois em cada dez consumidores brasileiros pretendem antecipar compras para o Natal na Black Friday. Para 46,4% dos entrevistados as compras de itens de maior necessidade estão na lista de prioridade enquanto 54,3% devem comprar para aproveitar as grandes promoções e descontos que são oferecidos na data.
Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores estão dispostos a gastarem mais este ano, se comparado com o ano passado, e acima de R$300. As compras serão feitas em sites de grandes redes varejistas (62,6%).