Com 241 marcas e uma frota com idade média de cinco anos, maior mercado do mundo caminha para se igualar a cenário comum em outros países
Atualmente, o mercado de veículos da China é o único do mundo no qual a venda de carros novos é superior à comercialização de usados. A novidade é que essa exclusividade deve deixar de existir em um período estimado em até cinco anos já que nas últimas temporadas a preferência pela alternativa do seminovo tem crescido a uma média de dois dígitos enquanto a aquisição de zero quilômetros aumenta a uma proporção de apenas um dígito. Esta foi uma das principais projeções trazidas pelo painel que discutiu as tendências do mercado de veículos no mundo durante a 13ª edição do Congresso (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
De acordo com o CEO da Auto Avaliar, J. R. Caporal, que participou do painel internacional representando o mercado do país asiático, em 2023 as vendas de veículos novos alcançaram a marca de 23 milhões de unidades, enquanto as negociações de usados chegaram à casa dos 17 milhões, o que é considerado um crescimento expressivo. “A opção pelos seminovos está aumentando principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros, impulsionada por um maior acesso a financiamento e a popularização de plataformas online”, revelou.
Ele contou uma história pessoal para ilustrar a verdadeira revolução registrada por esta indústria naquele país. “Quando cheguei à China 15 anos atrás, praticamente não havia carros de fabricação chinesa. A frota de táxis, por exemplo, era quase que totalmente formada pela Volkswagen. Outra marca muito presente na época era a coreana Hyundai. Agora, existem 241 marcas de veículos chineses. Por isso, a idade média da frota em circulação é muito nova, cerca de 4 a 5 anos”, disse.
Segundo ele, o crédito tem um impacto significativo no mercado automotivo chinês. Neste sentido, as ofertas de crédito ao consumidor são facilitadas por uma rede de instituições financeiras e plataformas de pagamento digital. Isso tem permitido que mais consumidores adquiram veículos por meio de parcelamento. “Além disso, com a popularização dos créditos para veículos elétricos (EVs), muitas montadoras oferecem opções de financiamento mais atraentes, com taxas de juros reduzidas ou subsídios do governo para a compra de carros elétricos. A digitalização do crédito, por meio de plataformas como Ant Financial (parte do Alibaba), tem sido uma tendência crescente, facilitando a aprovação e o acesso ao financiamento”, revelou.
Além de Caporal, o painel contou com as participações de Jeff Martin (CEO of the National Independent Automobile Dealers Association NIADA) – EUA, Paul Barlow (Managing Director of carsales, part of CAR Group Limited) – Austrália, Eric Iglesias (Asociación Nacional de Comerciantes de Vehículos – Ancove) – Espanha, Enilson Sales (Presidente da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores – FENAUTO) – Brasil, Andreas Geilenbrugge, Diretor Global de Previsão e Análise do Mercado do Indicata.