MAPFRE

Venda de eletrificados cresce, usados se valorizam e motos puxam alta histórica no semestre

Foto por: Photogon (Warren Valentine)/ Unsplash Images
Foto por: Photogon (Warren Valentine)/ Unsplash Images

AutoAcrefi revela crescimento de 6,7% no mercado automotivo, avanço expressivo nas vendas corporativas, salto nas motos e popularização dos veículos elétricos

A nova edição do AutoAcrefi, estudo mensal produzido pela Acrefi em parceria com a Cox Automotive, revela que o mercado automotivo brasileiro segue o movimento de recuperação constante no primeiro semestre de 2025. Com 1.129.004 veículos emplacados entre janeiro e junho, o setor registrou alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2024 – de acordo com a Bright Consulting. Além de analisar as variações de preços e desempenho por tipo de combustível, marca, modelo e idade do veículo, o levantamento também destaca o avanço dos eletrificados e a valorização dos usados no mês de junho.

Foram emplacados 15.525 veículos eletrificados em junho. Apesar da queda de 6,7% frente ao mês de maio, o volume representa uma alta de 8% na comparação anual. Pela primeira vez no ano, modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) responderam por mais de 85% das vendas do segmento, impulsionados por marcas como BYD e GWM – que, juntas, já somam 8,8% de participação de mercado. Modelos como o Dolphin Mini, com maior autonomia e menor custo de manutenção, vêm ganhando espaço entre os motoristas de aplicativo e consumidores que priorizam eficiência e economia, especialmente no Sul do país.

Segundo o AutoAcrefi, o comportamento de preços segue a tendência dos meses anteriores: leve queda nos veículos 0 km (-0,23%) e seminovos (-0,29%), com valorização dos usados (0,29%). O movimento reflete uma demanda crescente por modelos mais acessíveis, em um contexto de crédito restrito e Selic ainda em 15% ao ano. Outro destaque do estudo é o crescimento das vendas diretas (modalidade que inclui negócios com frotistas, locadoras e empresas) que representaram 51% do total em junho, ante 42,5% no mesmo mês de 2024.

“O setor automotivo brasileiro mostra resiliência diante dos desafios macroeconômicos. A entrada de novos players, a maior oferta de eletrificados e a força das vendas corporativas têm redesenhado o perfil do consumo no país”, afirma Cintia Falcão, membro da diretoria executiva da Acrefi.

O desempenho positivo também se estende ao mercado de duas rodas. No primeiro semestre, foram emplacadas 1.029.298 motocicletas – um crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com uma leve retração de 7,2% frente a maio, o setor continua aquecido e já representa cerca de 44% dos veículos comercializados no país. Marcas como Shineray e Bajaj se destacaram, com altas de 93,3% e 222%, respectivamente, no semestre. O estudo também aponta o avanço das motos elétricas, que tiveram mais de 5 mil unidades licenciadas no período – crescimento de 52,5% na comparação anual, lideradas por fabricantes como VMoto, GCX e Shineray.

Total
0
Shares
Anterior
CCS-RJ recebe a Uniodonto Metropolitana para falar sobre saúde bucal e expansão dos planos odontológicos
Da esquerda para a direita: Marco Aurélio Marques, diretor financeiro do CCS-RJ; Dayse Magesti, diretora administrativa do CCS-RJ; Renato Dias, gerente financeiro da Uniodonto Metropolitana; Andréia Ventura, gestora operacional da Uniodonto Metropolitana; Dr. Flávio Assis, CEO da Uniodonto Metropolitana e Fátima Monteiro, presidente do CCS-RJ. Foto: Divulgação

CCS-RJ recebe a Uniodonto Metropolitana para falar sobre saúde bucal e expansão dos planos odontológicos

CCS-RJ recebe a Uniodonto Metropolitana para falar sobre saúde bucal e expansão

Próximo
Rodobens lança Seguro de Transporte de Cana com foco na proteção da safra
/ Divulgação

Rodobens lança Seguro de Transporte de Cana com foco na proteção da safra

O novo produto amplia o portfólio da companhia para o agronegócio com uma

Veja também