Diretor da Touareg Corretora de Seguros explica que aumento da demanda ocorre devido também ao amadurecimento dos turistas para a importância da contratação deste tipo de Seguro
Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam crescimento médio de 10% na procura por seguro viagem no Brasil na primeira metade deste ano na comparação anual.
Uma combinação de exigências internacionais somada ao maior conhecimento dos brasileiros sobre o nível de cobertura desse serviço ajuda a justificar essa mudança de comportamento, além dos eventos esportivos, como a Eurocopa, Copa América, Olimpíada de Paris e outras futuras competições se somam ao tradicional interesse por conhecer novos destinos, o que aquece no segundo semestre, impulsionado pelas férias escolares e a chegada do verão no hemisfério norte.
“Naturalmente, o período entre o final de maio e o começo de agosto costuma receber um aumento na busca das famílias por seguro viagem. Mesmo assim, esse apetite tem sido maior nos últimos anos pela exigência de alguns países na apresentação de apólice com esse tipo de cobertura no serviço logo no desembarque”, destaca André Costa, diretor executivo da Touareg Corretora de Seguros.
O gestor aponta ainda outro fator para potencializar esse movimento: a reflexão sobre custo-benefício proporcionada pelo produto. “De uns anos para cá, os brasileiros notaram que o seguro viagem é um investimento que pode evitar muitas dores de cabeça em caso de doenças ou acidentes inesperados durante a viagem ou mesmo furto ou extravio de bagagens”, explica Costa.
Recomendações expressas
O diretor executivo da Touareg aconselha que o interessado pesquise e preste atenção em cada detalhe antes de assinar o contrato do seguro viagem. “O ideal é que tudo seja feito com antecedência, talvez um pouco depois de definir o destino e comprar as passagens. O estudo das cláusulas do contrato evita, por exemplo, a escolha de uma apólice que não inclua cobertura de Covid-19 ou tenha removido proteção específica para acidentes resultantes da prática de esportes radicais, algo essencial para quem viaja, por exemplo, para a prática desta modalidade”, detalha Costa.
Atualmente, as empresas com tradição e longevidade no mercado costumam oferecer boas opções e, mais importante, cumprir rigorosamente todos os itens previstos no contrato. “Tão importante quanto isso é saber que mesmo os planos mais básicos de seguros viagem costumam incluir as coberturas essenciais, tanto para deslocamentos dentro do Brasil como para viagens para o exterior. Além disso, o produto não é exclusivo para quem tem mais recurso e está ao alcance de qualquer orçamento, com variações na apólice e extensões de cobertura”, reforça Costa.
O que não pode faltar e as principais demandas
O diretor da Touareg revela que as coberturas mais buscadas atualmente são para despesas médicas, hospitalares e odontológicas, além de assistência e despesas jurídicas, farmacêuticas. danos, apoio na localização da bagagem em caso de extravio e seguro em caso de morte acidental.
Além dos serviços mais procurados, André Costa indica ser fundamental incluir no pacote de proteção itens como remarcação de passagens, pagamento de fianças, cobertura de acompanhamento de menor, hospedagem para acompanhante em caso de hospitalização prolongada e assistência funeral.
“Pode parecer exagero ou preciosismo, mas nunca se sabe quando um apagão cibernético como o que prejudicou o deslocamento aéreo na Europa em meados de julho vai impactar seu roteiro de viagem ou o embarque para uma conexão na hora de retornar ao Brasil. Mesmo com os ressarcimentos posteriores, a proteção para esse tipo de situação nunca é demais”, sugere André Costa.
O seguro viagem representa apenas uma vertente do segmento, ainda com enorme potencial de crescimento no Brasil. A Touareg Corretora de Seguros reúne profissionais experientes, com conhecimento de mercado e acesso aos principais produtos das melhores Seguradoras, sendo capaz, portanto, de personalizar ofertas conforme a demanda e o perfil do consumidor. Esses diferenciais também ficam à disposição para cada um dos franqueados que se associa.