E-mail (61,3%), websites (48,4%) e redes sociais (44,1%) são os canais mais eficazes para alcançar os consumidores
Com a chegada da temporada de compras mais importante do ano, a Sinch, empresa líder em tecnologia de comunicação em nuvem, se prepara para transformar a experiência do consumidor na Black Friday e na Cyber Monday 2024. Durante a “CyberWeek” 2023, Sinch processou mais de 4 bilhões de mensagens globalmente, incluindo mais de 800 milhões de mensagens enviadas na Black Friday, o que representou um aumento de 22,65% em relação ao ano anterior, destacando a relevância do uso de canais conversacionais durante o pico da temporada de vendas.
Em 2024, o estudo “Consumer Black Friday/Cyber Monday” da Sinch revela que 77,9% dos consumidores preferem receber promoções através de múltiplos canais, reforçando a importância de uma abordagem omnicanal nas estratégias de marketing das marcas. As preferências tendem para e-mail (61,3%), sites (48,4%) e mídias sociais (44,1%) como os canais mais eficazes para alcançar os consumidores.
Personalização e conveniência alimentadas por tecnologia avançada
Com 80% dos consumidores esperando recomendações personalizadas, as empresas que implementam essas estratégias podem aumentar significativamente a satisfação e a fidelidade do cliente. Oferecer um serviço ágil, que inclui respostas em tempo real e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, posiciona as marcas como líderes em experiência do cliente, principalmente em períodos de alta demanda como Black Friday, Cyber Monday e Natal “Aqui é onde estão as tecnologias como RCS (Rich Communication Services) e chatbots com tecnologia de IA que desempenham um papel fundamental. Essas ferramentas permitem que as marcas proporcionem experiências de comunicação mais interativas e adaptadas às necessidades individuais de cada cliente”, explica Mario Marchetti, diretor geral Latam da Sinch.
Para atender à demanda por comodidade e disponibilidade, 56,6% dos compradores preferem utilizar chatbots para saber o status de seus pedidos, além de solicitar suporte fora do horário comercial. Esta abordagem à automação e ao uso de inteligência artificial fortalece o atendimento ao cliente e melhora a satisfação durante um período chave para o comércio.
“É importante destacar que não se trata apenas de estar presente em diversas mídias, mas de integrá-las de forma que ofereça uma experiência fluida e uniforme, gerando assim um engajamento autêntico. Para isso, as empresas devem aproveitar a personalização e a relevância de suas mensagens, adaptando as ofertas e a comunicação ao comportamento e às expectativas dos clientes em cada plataforma”, finaliza Marchetti.