E-commerce foi destaque, com salto de 15,5%; comércio físico cresceu 4,1%
As vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho, cresceram 4,9%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ante o mesmo período de 2023. O Varejo presencial cresceu 4,1%. O e-commerce aumentou o faturamento em 15,5%.
Óticas e Joalherias foi o segmento que mais cresceu no período, com variação de 19,1%. Outros setores que apresentaram alta foram Móveis, Eletro e Depto (+12,3%); Cosméticos e Higiene Pessoal (+9,6%); Turismo e Transporte (+6,5%); Supermercados e Hipermercados (+5,0%) e Varejo Alimentício Especializado (+4,3%).
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, o calendário deste ano favoreceu o resultado. “No ano passado houve um feriado, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio, bem próximo ao Dia dos Namorados. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, afirma.
Regiões
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, as vendas nas regiões Sul e Nordeste cresceram 5,1% e 5,0%, respectivamente. Na sequência, estão Norte (+4,4%), Centro-Oeste (+3,8%) e Sudeste (+3,7%).
Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. A maior variação foi do Rio Grande do Sul, com 11,4%. Em seguida, as principais altas foram Pará (+6,4%), Bahia (+5,3%), Rio de Janeiro (+5,0%), Distrito Federal (+4,9%) e Minas Gerais (+4,3%).