Com apoio da MetLife Foundation, organização global continua a apoiar o empreendedorismo na América Latina
A Village Capital, organização global líder em investimentos em startups que geram impacto social que estejam em estágio inicial, anuncia a continuidade do seu trabalho de orientação ao empreendedorismo, por meio do apoio a empreendedores latinoamericanos. Desde 2010, a organização sem fins lucrativos implementou uma metodologia de seleção entre pares, permitindo que empreendedores, que estão diretamente envolvidos com as questões sociais mais prementes, tomem decisões importantes de financiamento.
A Village Capital baseia-se na premissa de que os fundadores que conhecem em primeira mão os desafios sociais, econômicos e ambientais estão mais bem posicionados para os enfrentá-los de forma eficaz. Tradicionalmente, estes empresários têm confiado em métodos convencionais de tomada de decisão para garantir financiamento e escalar as suas operações e, com isso, o seu impacto. No entanto, a Village Capital oferece uma alternativa ao permitir que os próprios empreendedores decidam a quem será atribuído o capital financeiro disponível em cada iniciativa através do seu método de seleção por pares, com base nas conquistas das startups. Esta metodologia provou ser eficaz na redução da disparidade de gênero e dos preconceitos pessoais, bem como na previsão mais precisa do desempenho futuro em comparação com os fundos de investimento de impacto convencionais.
Desde 2018, a Village Capital executa programas aceleradores na América Latina com o apoio da MetLife Foundation. Recentemente, foi concluído o programa 2024, ADAPT: Inovação Social para um Futuro Mais Resiliente. Este programa apoia startups que desenvolvem soluções para promover a equidade, democratizar o acesso a serviços básicos e fortalecer comunidades e indivíduos face às mudanças climáticas, à desigualdade econômica e a outros desafios ao seu bem-estar.
Este ano, as 9 startups selecionadas receberam orientação intensiva de potenciais parceiros estratégicos, investidores e clientes, fundadores, organizações de apoio ao empreendedor na região, bem como executivos da MetLife. Eles também tiveram a oportunidade de participar de sessões individuais com um analista de investimentos para receber feedback e apoio. Entre as empresas escolhidas, estão quatro startups brasileiras. Conheça mais sobre as empresas que participaram do projeto:
Central da Visão (São Paulo, Brasil) – ajuda aqueles que precisam de cirurgia ocular a encontrarem uma clínica segura e com condições de pagamento acessíveis.
Ecomiles (São Paulo, Brasil) – promove uma jornada sustentável no transporte urbano por meio de um programa de recompensas onde os usuários acumulam milhas a cada kg de CO2 economizado e as trocam por descontos, benefícios ou reembolso em dinheiro.
U4Hero (Brasília, Brasil) – oferece uma plataforma para fortalecer as habilidades socioemocionais na educação infantil e tornar visíveis os desafios urgentes do bullying, da depressão e de outras condições psicológicas e mentais por meio de uma experiência estudantil centrada no jogo.
Serena Care (São Paulo, Brasil) – transforma o gerenciamento de doenças crônicas ao personalizar os cuidados de saúde por meio de uma plataforma alimentada por inteligência artificial baseada na análise de dados de estilo de vida dos pacientes.
Após vários meses de interação e aprendizagem através de workshops e palestras, bem como de análise dos seus modelos de negócio, os empreendedores utilizaram a metodologia também utilizada na aplicação web Village Capital: Abaca, para se avaliarem em oito categorias específicas de negócios, ao contrário do modelo tradicional onde as startups costumam receber uma avaliação mais ambígua e geral. No último dia de qualificação, serão selecionadas as duas startups mais bem posicionadas para receber uma doação de US$ 10.000 cada da MetLife Foundation para apoiar suas operações.
Para mais informações, entre em contato com Yireth Villaverde na Village Capital (yireth.villaverde@vilcap.com).