Segfy

Visa impulsiona o futuro das MPEs no VII Fórum Ibero-Americano

Ana María Rojas, vice-presidente sênior de Soluções Comerciais e Movimentação de Dinheiro da Visa América Latina e Caribe/ Foto: Divulgação
Ana María Rojas, vice-presidente sênior de Soluções Comerciais e Movimentação de Dinheiro da Visa América Latina e Caribe/ Foto: Divulgação

Visa, líder global em pagamentos digitais, junta-se como aliada estratégica ao VII Fórum Ibero-Americano da MPE, que será realizado nos dias 27 e 28 de novembro em Tenerife, Espanha.

O encontro, organizado pela SEGIB, CEIB, pelo Ministério da Indústria e Turismo da Espanha, pelo Cabildo de Tenerife, pelo Governo das Ilhas Canárias e pela CEOE Tenerife, reunirá cerca de 100 representantes dos setores público e privado de 22 países ibero-americanos, consolidando uma plataforma única de diálogo, cooperação e ação em favor das micro, pequenas e médias empresas.

O apoio da Visa não só reforça seu compromisso com o desenvolvimento empresarial na região, como também posiciona a empresa como um parceiro confiável para impulsionar o crescimento das mais de 93 milhões de MPEs existentes na América Latina e no Caribe, responsáveis por 60% do emprego formal.

“Nosso compromisso é trabalhar lado a lado com governos, câmaras empresariais e o setor financeiro para acelerar a adoção de ferramentas digitais que permitam às MPEs crescer e competir como o verdadeiro motor econômico e de emprego da região”, afirmou Ana María Rojas, vice-presidente sênior de Soluções Comerciais e Movimentação de Dinheiro da Visa América Latina e Caribe. Ela acrescentou: “Queremos ir além dos meios de pagamento: impulsionar capacidades digitais, acesso a dados e serviços, e contribuir de forma tangível para o desenvolvimento regional com mais transparência, rastreabilidade e formalização, alinhados às prioridades públicas”.

A Visa terá uma participação intensa nesta edição, que acontece sob o lema “Pequenas empresas para grandes países” e é estruturada em quatro eixos temáticos: Território, Talento, Transformação e Tração. A partir de sua equipe de Soluções Comerciais, a empresa impulsionará ferramentas que facilitam o acesso ao financiamento, otimizam a gestão do capital de giro e conectam as PMEs a cadeias de valor nacionais e internacionais, possibilitando que operem de forma mais eficiente, segura e escalável.

“O portfólio integral da Visa para MPEs inclui soluções comerciais únicas, modulares e flexíveis, adaptadas ao estágio de crescimento e às necessidades de cada empreendedor”, destacou Rojas.

Segundo a vice-presidente, a empresa estabeleceu recentemente uma nova parceria com a Uplinq, “a primeira plataforma global de avaliação e classificação de crédito para instituições que oferecem empréstimos a pequenas empresas. Essa colaboração permitirá que os emissores na América Latina e no Caribe aprimorem a análise de crédito das MPEs, aproveitando modelos avançados de IA e sistemas de avaliação baseados nos dados da Uplinq. Juntas, Visa e Uplinq abrirão novos caminhos para o crescimento dessas empresas, ampliando o acesso ao crédito e garantindo que esses negócios tenham fácil acesso ao capital acessível de que precisam”, afirmou.

Com mais de 50 palestrantes confirmados, incluindo 15 representantes governamentais, 30 líderes empresariais, 13 presidentes de organizações e 20 gestores institucionais de alto nível, o Fórum também contará com delegados de mais de 50 instituições regionais e organismos multilaterais, como OIE, OCDE, CENPROMYPE, CELIEM, BID, BCIE, Fundação Carolina, AMPYME, UNE e COPANT. Com mais de 500 participantes presenciais confirmados e ampla adesão virtual, o evento se consolida como um dos espaços mais relevantes para o fortalecimento do ecossistema MPE, tornando esta edição uma das mais ambiciosas e representativas até hoje.

Além dos painéis temáticos e conferências magnas, a programação inclui uma reunião a portas fechadas entre setor público e privado, três rotas tecnológicas abertas ao público e a jornada “Objetivo Empregabilidade”, organizada pelo CEIB em parceria com FIJE e Conecta Iberoamérica, com foco no papel das MPEs na formalização do trabalho e no desenvolvimento territorial. Assim, a Visa se une a um encontro essencial para avançar rumo a uma Ibero-América mais conectada, competitiva e sustentável.

Uma evolução com propósito: do compromisso à ação

Desde sua primeira edição no Panamá (2013), o Fórum se consolidou como um espaço de diálogo único para as MPEs ibero-americanas. Em sua sétima edição, os participantes discutirão os desafios atuais do setor em um contexto de transformação digital, transição verde e tensões econômicas globais, promovendo decisões práticas e concretas.

O encontro se estrutura em torno das 4T, uma estratégia que busca fortalecer o tecido empresarial ibero-americano a partir de quatro eixos:

  • Talento – formação, empregabilidade e inclusão para liberar o potencial humano.
  • Território – políticas públicas, financiamento e ecossistemas competitivos locais.
  • Transformação – inovação, digitalização e sustentabilidade como motores de mudança.
  • Tração – comércio, internacionalização e cadeias de valor que impulsionam o crescimento.

O Fórum combina espaços de diálogo estratégico e participação ativa ao longo de dois dias, com mesas ágeis de debate, palestras inspiradoras e painéis temáticos centrados em talento, território, transformação e tração, reunindo especialistas de toda a região.

Inscrições abertas em mipyme.espacioempresarialiberoamericano.org

 

Total
0
Shares
Anterior
Mercado aquecido: vagas temporárias de fim de ano aumentam a pressão por apresentações rápidas
Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria / Foto: Isaque Martins

Mercado aquecido: vagas temporárias de fim de ano aumentam a pressão por apresentações rápidas

Especialista explica como estruturar um elevator pitch de 30 a 60 segundos para

Próximo
Instruções x linhas de código: A revolução do desenvolvimento guiado por linguagem natural
Marco Silva e Silva é diretor-executivo da GFT Tecnologies no Brasil/ Foto: Divulgação

Instruções x linhas de código: A revolução do desenvolvimento guiado por linguagem natural

Criar aplicações completas apenas com comandos em linguagem natural, sem

Veja também