Bradesco Seguros

Vittude oferece suporte emocional para 1500 pessoas em situação de emergência humanitária no Rio Grande do Sul

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude / Foto: Juliana Frug / Divulgação
Tatiana Pimenta, CEO da Vittude / Foto: Juliana Frug / Divulgação

Companhia foi acionada por empresas como Sodexo, BRF e Zamp® para atender colaboradores impactados pelas enchentes

Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, já atendeu aproximadamente 1500 pessoas em situação de emergência humanitária no Rio Grande do Sul. As vítimas auxiliadas com suporte emocional fazem parte de um grupo de 12 empresas clientes, como Sodexo, BRF e Zamp®, por exemplo, que acionaram a companhia para intensificar e ampliar seu escopo de atuação. Das 700 mil pessoas impactadas pelas soluções da Vittude, 120 mil são da região Sul.

No caso de Zamp®, foram 111 funcionários impactados diretamente pelas enchentes, no qual 94 estão sendo acompanhados por assistentes sociais, médicos do trabalho, e em casos críticos, por psicólogos especialistas em catástrofes, disponibilizado pela Vittude. “Nós acreditamos que, para superar momentos catastróficos, as pessoas precisam tanto de recursos materiais quanto de apoio emocional. Por isso, a ZAMP® dedicou-se para garantir a segurança física e emocional da equipe criando um fundo emergencial para fornecer suporte financeiro imediato, atendendo às necessidades básicas com prontidão e implementando um canal de comunicação proativa diária liderada por uma equipe preparada para oferecer informações e suporte emocional necessário para enfrentar essa situação desafiadora”, explica Mafoane Odara, Diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da ZAMP®.

Já a BRF estendeu o serviço de assistência psicológica e telemedicina para colaboradores e familiares afetados pelas chuvas, e disponibilizou auxílio emergencial de R$6 mil para aqueles que perderam a casa. A empresa também promoveu uma campanha de matchfunding, em parceria com a Marfrig, que levantou R$6 milhões, já considerando as contribuições das duas companhias, que triplicaram o valor arrecadado. Toda a quantia será direcionada para as comunidades gaúchas, assim como as 62 toneladas de alimentos e as 18 toneladas de ração para pets doados pelas empresas: “O cuidado com a Integridade dos nossos colaboradores foi a primeira preocupação. Montamos um comitê de crise e acompanhamos a situação de cada uma das pessoas que foram afetadas pelas chuvas. Garantir a segurança e a saúde dos nossos profissionais é um compromisso inegociável da BRF”, afirma Alessandro Bonorino, Vice-Presidente de Gente, Sustentabilidade e Transformação Digital da BRF e Presidente do Instituto BRF.

Por fim, a Sodexo disponibilizou a todos os seus três mil colaboradores residentes no Rio Grande do Sul a teleterapia individual da Vittude, com duas sessões de terapia online gratuitas ao mês e acesso a grupos de apoio pela plataforma. A empresa teve 227 colaboradores impactados severamente e disponibilizou benefícios extras, inclusive um fundo com recursos próprios para apoiá-los na retomada de suas vidas.

“Para agir em contextos de desastre é crucial entendermos as necessidades específicas de cada grupo. Para as pessoas diretamente impactadas, é necessário garantirmos segurança, alimentação, água potável e medicamentos. Aqueles que estão em segurança, mas indiretamente impactados como colegas, familiares e profissionais que estão atuando na linha de frente, o momento é de acolhimento. Temos conduzido grupos de acolhimento com profissionais de RH, saúde e membros dos comitês de crise, com o objetivo de apoiá-los na manutenção da saúde mental e na melhor elaboração das experiências vividas. Muitas empresas ampliaram o acesso à psicoterapia individual para familiares para além dos dependentes legais, incluindo pais, mães, avós e tios na lista de beneficiários do programa de saúde mental já existente. Esta é uma ótima forma das empresas apoiarem não apenas os colaboradores, mas também os núcleos familiares”, explica Tatiana Pimenta, CEO e cofundadora da Vittude.

Além disso, a empresa produziu um e-book com orientações para momentos de crise humanitária que tem ajudado diversas organizações a coordenarem ações. O material está disponível gratuitamente aqui e não é apenas um auxílio para as empresas, mas para qualquer pessoa ou organização em situações de emergência.

Total
0
Shares
Anterior
Opções Semanais ganham novos tickers e formadores de mercado para aumentar liquidez
Foto: Divulgação/ B3

Opções Semanais ganham novos tickers e formadores de mercado para aumentar liquidez

ETF do índice Small Cap e as ações da PetroRio são os novos ativos disponíveis

Próximo
Cerca de 30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem à normalidade
STJ discute essa semana liquidação antecipada de seguro garantia ou carta de fiança / Foto: Wirestock / Freepik

Cerca de 30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem à normalidade

Levantamento do Sebrae RS ouviu mais de 16 mil empresários até a primeira

Veja também