Volta às aulas em agosto reacende debate sobre proteção escolar: conheça os 4 seguros essenciais para escolas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a aproximação do segundo semestre letivo, que se inicia em agosto, gestores escolares, professores e famílias voltam suas atenções não apenas para o planejamento pedagógico, mas também para a segurança e estabilidade financeira. Em meio a um cenário de riscos físicos, jurídicos e econômicos, cresce a importância dos seguros escolares como ferramenta estratégica de proteção e continuidade.

De acordo com Edmir Ribeiro, presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), o mercado dispõe de produtos que visam garantir um ambiente escolar mais seguro e sustentável, com coberturas específicas para situações comuns — mas muitas vezes imprevistas — do dia a dia escolar.

Seguro de Acidentes Pessoais Escolar

Indispensável em qualquer instituição que lida com crianças e adolescentes, esse seguro cobre acidentes que possam ocorrer com os alunos, tanto no ambiente escolar quanto em atividades relacionadas, como excursões, por exemplo.

“O seguro AP Escolar é um produto que protege o aluno contra acidentes, e a indenização vai para o beneficiário, seja o estudante ou sua família, dependendo do caso. Ele não cobre mensalidades escolares, mas oferece suporte financeiro para custos decorrentes de acidentes que ocorrerem enquanto o estudante está sob responsabilidade da escola”, explica Edmir Ribeiro.

A contratação do AP Escolar geralmente é feita pela instituição de ensino.  Por isso, é fundamental que os gestores confirmem se a instituição contratou o seguro, quais são os termos da apólice e se ela já estará vigente na retomada das aulas.

Seguro de Responsabilidade Civil Escolar

Esse seguro protege a escola de ações judiciais e indenizações decorrentes de acidentes ou falhas no cuidado com alunos, pais e visitantes. Um escorregão em piso molhado, uma intoxicação alimentar ou até um dano a pertences de terceiros são exemplos de situações amparadas pela cobertura.

“Com o retorno de eventos escolares e maior circulação de pessoas no ambiente educacional, cresce o risco de incidentes. A contratação do seguro de responsabilidade civil é vista como medida de precaução jurídica e reputacional para os gestores”, aponta o presidente.

Seguro Patrimonial Escolar

O seguro patrimonial escolar protege o patrimônio físico da instituição contra sinistros como incêndio, raios, explosões, roubos, danos elétricos, vendavais e alagamentos — especialmente importantes durante o segundo semestre, quando há maior incidência de chuvas em algumas regiões do país.

Além da sede escolar, o seguro também pode incluir a proteção de laboratórios, bibliotecas, salas tecnológicas e equipamentos de alto valor, como computadores e lousas digitais. “Em tempos de investimentos crescentes em tecnologia educacional, a proteção patrimonial torna-se uma necessidade estratégica”, completa Ribeiro.

Seguro Educacional

Pouco conhecido por muitos pais, mas cada vez mais valorizado pelas escolas, esse seguro garante o pagamento das mensalidades mesmo em caso de falecimento, invalidez ou perda de renda do responsável financeiro pelo aluno.

“O produto oferece proteção financeira à escola e continuidade dos estudos à família, especialmente em tempos de incerteza econômica. Algumas instituições já incluem essa cobertura automaticamente no contrato de matrícula”, explica Edmir.

O presidente do Sindsegnne finaliza reforçando uma dica importante para pais e responsáveis. “Ao matricular ou renovar a matrícula de seu filho, pergunte quais seguros a escola mantém em vigor. Em muitos casos, a cobertura também beneficia o aluno e sua família — sem que eles sequer saibam”, finaliza.

Total
0
Shares
Anterior
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU: conquista histórica reflete políticas públicas eficazes
Foto: Lyon Santos/ MDS

Brasil sai do Mapa da Fome da ONU: conquista histórica reflete políticas públicas eficazes

Em apenas dois anos, o Governo do Brasil reduziu a insegurança alimentar para

Próximo
CEO da Prudential do Brasil defende inclusão do seguro de vida no planejamento financeiro durante a Expert XP 2025
Divulgação Prudential. Da esquerda para a direita, Roberto Teixeira, Patrícia de Freitas, Luciano Soares e Gabriel Mangueira

CEO da Prudential do Brasil defende inclusão do seguro de vida no planejamento financeiro durante a Expert XP 2025

Para a CEO Patricia Freitas, produtos financeiros devem atuar de forma integrada

Veja também