VTEX Insurance oferece seguros para produtos adquiridos no e-commerce em jornada única para o consumidor e a custo zero para os varejistas
Quase metade dos clientes do varejo (48%) comprariam mais se recebessem ofertas de seguros no checkout de suas compras, de acordo com dados da Cover Genius de julho de 2021. Visando gerar oportunidade de receita com implementação a custo zero para os varejistas brasileiros, a VTEX, plataforma global de comércio digital para grandes empresas, em parceria com a Assurant Seguradora — líder em produtos e serviços empresariais que apoia, protege e conecta as compras dos consumidores, anunciam o lançamento do VTEX Insurance, solução de seguros para produtos adquiridos no e-commerce com a utilização de tecnologia plug and play, possibilitando a implementação em até um mês após a adesão do serviço.
A Acer, terceira maior fabricante de PCs do planeta, alcançou receita mensal de R$ 60 mil com seguros no Brasil, usando a nova solução fruto da parceria entre a VTEX e Assurant. Com as opções de seguros como a garantia estendida, seguro de aparelhos eletrônicos com proteção contra quebra acidental, oxidação, roubo e furto qualificado, seguro bolsa protegida, perda de renda, residencial e assistências, o VTEX Insurance atende diversos segmentos de produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, colchões, pneus e bicicletas.
A solução visa criar novas fontes de receita com a oferta de seguros pelos varejistas, por meio de uma implementação simples e sem custos de desenvolvimento. Com a VTEX, o fluxo de receita de produtos e serviços também são integrados, simplificando as finanças do e-commerce.
“A VTEX oferece toda a estrutura para as empresas realizarem o processo de implementação e integração para oferta de seguros de maneira simples, garantindo uma operação eficiente sem nenhum custo adicional para o varejista”, comenta Leonardo Santos, líder de Desenvolvimento de Negócios da VTEX. “O consumidor final também é beneficiado com a oportunidade de proteger seus bens em uma jornada de compra fluida e integrada, com informações claras e objetivas sobre o seguro que será contratado”, acrescenta.
O presidente da Assurant para o Brasil e América Latina, Ricardo Fiuza, ressalta a importância da parceria com a VTEX, “a completa plataforma de comércio da VTEX, combinada com nossa expertise e amplo portfólio de seguros, deverá proporcionar muitos benefícios tanto para os varejistas quanto para o consumidor final”.
Outra barreira que o VTEX Insurance supera é que na maioria das vezes é necessário um grande investimento por parte dos varejistas para implementar um sistema para a oferta de seguros, e isso, geralmente limita o acesso de alguns lojistas ao oferecimento desse tipo de serviço. O VTEX Insurance democratiza o acesso à oferta de seguros, possibilitando que varejistas menores também possam oferecer proteção aos seus clientes.
Sem o desenvolvimento especializado, a implementação desse tipo de serviço pode levar mais de 9 meses. Com o VTEX Insurance isso é realizado em menos de um mês, sem comprometer a operação do ecommerce. A simplicidade da solução permite ainda que a oferta dos seguros seja facilmente gerenciada diretamente na plataforma da VTEX.
A Acer, cliente VTEX desde o fim de 2021, vinha tentando implantar a venda de serviços, como seguro garantia estendida, desde 2020, porém, a dificuldade de integração e desenvolvimento do fluxo de venda, somados ao alto custo de desenvolvimento da operação, fizeram com que a empresa adiasse seus planos. Mas em 2022, com a implementação do VTEX Insurance, a Acer alcançou uma receita mensal adicional de até R$ 60 mil com seguros no Brasil, de maneira orgânica, viabilizada pela usabilidade do ecommerce, sem envolver ações de marketing. Atualmente, a empresa faz a gestão das ofertas de seguro disponibilizados em seu ecommerce com apenas um clique. Além disso, a empresa também conta com apoio do time interno VTEX para aumentar sua performance e receita com seguros.
“O VTEX Insurance se torna uma vantagem competitiva para os nossos clientes, oferecendo um seguro de qualidade, prático e fácil de aderir”, acrescenta Leonardo Santos. “Para qualquer tipo de negócio, essa solução é uma oportunidade para que os e-commerces tenham uma nova fonte de receita enquanto agregam valor e comodidade para o consumidor final de maneira prática e ágil”, conclui.
Com mais de 130 anos de tradição no mercado de seguros global e com cobertura em todo território brasileiro, a Assurant realiza estudos constantes para oferecer preços competitivos, por vezes, abaixo do mercado. Assim, o consumidor tem a vantagem de poder realizar a contratação de seguro para seu produto por um preço acessível em uma jornada de compra única.