A Volkswagen Caminhões e Ônibus exibe novas soluções sustentáveis no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) em São Paulo (SP). Entre os destaques apresentados pela montadora está o Constellation 26.280 modelo movido a biometano, com a maior capacidade de armazenamento em seu segmento de aplicação, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2e. Os primeiros testes em operação real do veículo serão realizados por clientes a partir de 2025.
Projetado de acordo com as necessidades das empresas do setor de coleta de resíduos sólidos, o protótipo traz configurações características da família vocacional Compactor. Alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais, diferenciais já conhecidos pelos clientes, aliam-se à nova alternativa de combustível para os caminhões. O veículo é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, permitindo a cobertura de longas distâncias sem a necessidade de reabastecimento frequente, com uma autonomia de até 300 quilômetros.
Comprometida com as pautas ESG e atenta às necessidades do mercado, a VWCO investiu na utilização do biometano, combustível que impacta de forma positiva e significativamente nas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo em até 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda. Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50.000 a 70.000 quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas ao ano. Além disso, trata-se de um combustível renovável, ou seja, sua produção pode ser contínua, desde que haja uma fonte constante de matéria orgânica.
Portanto, do ponto de vista econômico, o Constellation 26.280 Biometano também contribui para um cenário especialmente interessante. A economia com combustível gerada pela produção própria de biometano possibilita um custo operacional baixo. Esse modelo traz transmissão totalmente automática e motor ciclo Otto de 280 cv de potência e 1.100 Nm de torque, similares à versão diesel.
Combinadas, as configurações oferecem ao condutor maior capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e direção mais confortável e controlada. Afinal, a coleta de resíduos exige um veículo potente para superar obstáculos e garantir a eficiência nas rotas.
O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades, possibilitando operações noturnas nos centros urbanos. Graças à sua arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece ainda baixa manutenção e alta durabilidade.
Conforto e tecnologia para todas as operações
Mantendo o padrão de tecnologia dos caminhões VW, o Constellation 26.280 Biometano conta com freio retarder, sistema inteligente que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes. Além disso, o veículo é equipado com controle de estabilidade e assistente automático de partida em rampa, itens que proporcionam ainda mais confiabilidade às operações. O projeto estreia novo sistema de direção, suspensões modulares e eixos.