A Volkswagen Caminhões e Ônibus atingiu um marco este ano ao celebrar duas décadas da família Delivery. Lançada em 2005, a linha de caminhões leves e médios conquistou espaço nas ruas, com mais de 220 mil veículos produzidos e aproximadamente 200 mil unidades emplacadas no país.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram os principais mercados dos caminhões Delivery, refletindo a forte presença da marca na região Sudeste.
“A cada dois caminhões vendidos no segmento de médios, um é da família Delivery no Brasil. Esse dado mostra a importância da linha Delivery no mercado de caminhões. Em qualquer segmento, dos comércios como floriculturas e açougues ao transporte de bebidas, sempre existe um Delivery em operação”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A família Delivery se destaca no segmento de distribuição urbana, oferecendo uma gama de modelos. Entre as versões a diesel disponíveis estão o Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4×4 e o 13.180 6×2. Já as versões elétricas, contemplam os modelos e-Delivery 11 e e-Delivery 14. Todas as versões são projetadas para oferecer agilidade, economia e versatilidade nas operações em grandes centros urbanos.
O sucesso da linha Delivery vai além das fronteiras nacionais. Desde o seu lançamento, cerca de 20 mil unidades foram exportadas. México, Argentina e Chile lideram o ranking de destinos, consolidando a força da Volkswagen Caminhões e Ônibus também no cenário internacional.
Desta forma, a família Delivery, além de comemorar um marco de 20 anos, também reafirma seu papel estratégico no presente e no futuro do transporte brasileiro e internacional.
Investimento bilionário que transformou o transporte urbano
Após o sucesso da primeira geração do VW Delivery, que alcançou mais de 100 mil unidades vendidas em 12 anos, a VWCO apresentou em 2017 a segunda geração que transformou o transporte de cargas nos segmentos de caminhões leves e médios, somando aproximadamente 100 mil emplacamentos até hoje. Juntas, as duas gerações já ultrapassam 200 mil unidades comercializadas no Brasil.
“O lançamento da segunda geração, composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, foi fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão. A iniciativa marcou a entrada da empresa no segmento de comerciais leves, com o Delivery Express, e apresentou um novo design marcante para os veículos da família Delivery, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda.”
Caminhões VW Delivery garantem mais conforto ao motorista
A nova geração da família Delivery foi projetada e desenvolvida para definir um patamar diferenciado para o atendimento das necessidades do cliente, combinado aos valores da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
“Trouxemos mais ainda mais tecnologia e praticidade para a família Delivery, que tem volante multifuncional e coluna de multirregulagem, permitindo ajuste preciso e maior ergonomia para o motorista, além dos bancos pneumáticos, revestidos com material lavável, para elevar ainda mais o padrão de conforto”, enfatiza Alouche.
O pacote Prime inclui retrovisores, travas e janelas com acionamento elétrico, ar-condicionado, suporte para celular integrado ao painel, entradas USB e USB-C, além de um para-choque na cor do veículo, garantindo a harmonia no design.
Já o pacote Highline (opcional) proporciona uma experiência de condução mais conectada. Além de incluir todos os recursos do Prime, oferece diferenciais tecnológicos para a linha: central multimídia de sete polegadas e painel de instrumentos 100% digital de dez polegadas.
As atualizações da família Delivery foram pensadas para maximizar a praticidade, conforto e, principalmente, a rentabilidade dos motoristas e operadores de transporte. Essas tecnologias não apenas melhoram a experiência de direção, mas também trazem soluções que aumentam a produtividade e o bem-estar dos motoristas, contribuindo para operações mais eficientes.
Nova geração do e-Delivery
Lançado em 2024, mais um destaque da família Delivery é o e-Delivery 11, reafirmando o compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus com o desenvolvimento constante da mobilidade elétrica para oferecer ainda mais disponibilidade, eficiência e performance.
O veículo vem equipado com novo motor elétrico de 280 kW, proporcionando um aumento de 7% no torque, com 2.300 Nm disponíveis desde a partida. Essa performance aprimorada garante maior força e capacidade de resposta, otimizando as operações de transporte em diversos setores.
Com um PBT de 11.400 kg, outra novidade está no seu PBTC e CMT de 15.000 kg, com capacidade de reboque de 3.600 kg, a maior da categoria. Essa configuração, aliada à redução de peso nos componentes do e-Delivery, eleva a capacidade de carga útil para 6.300 kg, na versão com maior autonomia, um aumento de 16% em relação à primeira geração lançada em 2021, garantindo maior produtividade e rentabilidade para os operadores.
Outro aspecto importante do veículo é o e-PTO (Power Take-Off) de fábrica que traz melhor custo-benefício para o cliente. O e-PTO é projetado para diversas aplicações, com capacidade de até 30 kW de potência, atendendo desde as tradicionais como baú carga geral às especiais como de manutenção de redes elétricas de alta tensão.
O pacote Highline também está disponível para o novo e-Delivery: painel de instrumentos 100% digital e central multimídia, proporcionando uma experiência de condução mais conectada, com ampla gama de informações ao operador, que vão desde a recarga das baterias até informações sobre consumo e regeneração da energia para as baterias.