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Walter Longo mostra como representantes comerciais podem usar a tecnologia para vender mais

Especialista orienta representantes comerciais sobre integração da inteligência artificial nas vendas / Foto: Marcelo Ellas Foto / Divulgação
Especialista orienta representantes comerciais sobre integração da inteligência artificial nas vendas / Foto: Marcelo Ellas Foto / Divulgação

Palestra promovida pelo CORE-PR destaca como a IA pode potencializar a atuação dos profissionais de vendas

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) realizou no dia 04 de abril, no auditório do Sebrae PR, em Curitiba uma palestra com Walter Longo, especialista em inovação e tecnologia, para discutir a aplicação da inteligência artificial (IA) na atuação dos representantes comerciais. O evento reuniu mais de 200 profissionais de vendas de Curitiba e região.

Walter Longo enfatizou que a gestão eficaz envolve a divisão inteligente do tempo e a adoção de novas ferramentas. Ele destacou que a IA não substitui os profissionais, mas complementa suas funções, permitindo que se concentrem em atividades estratégicas.

“O representante comercial é um dos profissionais que mais pode se beneficiar da inteligência artificial. A IA chega para adicionar, não para substituir, devolvendo nossa humanidade ao assumir tarefas repetitivas e burocráticas”, afirmou Longo.

Ele apresentou vantagens da IA, como:

  1. Aumento da produtividade e foco nas atividades principais.
  2. Redução de erros por meio de verificações constantes de dados.
  3. Diminuição de custos operacionais.
  4. Personalização no atendimento ao cliente, fortalecendo a fidelização.

Segundo o especialista, existe um mar de ferramentas que podem ser utilizadas pelos representantes, como as que fazem a gestão de e-mails individualizados para cada cliente a partir da coleta de dados que a própria IA faz nos sites ou as que realizam a pesquisa de prospects, para você aumentar a geração de leads. “A geração de leads que, depois de buscar os prospects, você vai ter ferramentas que vão testar vários tipos de leads com ofertas diferenciadas. As possibilidades são infinitas e os profissionais precisam entender que tem algo novo acontecendo”.

Longo ressaltou ainda  que a personalização deixou de ser uma tendência para se tornar uma norma no mercado atual.

“Ao delegar tarefas repetitivas à IA, ganhamos mais tempo para interagir com os clientes, negociar e apresentar produtos de forma eficaz. É fundamental acolher e aprender a utilizar essas novas ferramentas. A IA não eliminará empregos, mas profissionais que a utilizam podem se destacar em relação aos que não a adotam. A combinação entre humanos e máquinas nos transforma em profissionais mais eficientes”, acrescentou.

Segundo Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR, participar de eventos como esse  é essencial para fortalecer o networking e compreender as tendências que moldarão o futuro dos negócios.

” Walter nos desafia a sair da zona de conforto. Discutir como a inteligência artificial impacta a representação comercial é uma oportunidade única para nos prepararmos para as mudanças do mercado”, disse o presidente.

Dados recentes reforçam a importância da IA no setor comercial. Estudo da Deloitte indica que 58% das empresas brasileiras já incorporaram a IA em suas operações diárias, com destaque para rotinas administrativas (44%), apoio à tomada de decisões (43%) e atendimento ao cliente (39%).

Com mais esse evento, O CORE-PR reafirma seu compromisso com a atualização dos profissionais de vendas, promovendo eventos que abordam inovações tecnológicas e tendências de mercado.

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