Europ Assistance Brasil

Waste Expo Brasil 2022 debate soluções para a gestão de resíduos sólidos

Uma das maiores feiras comerciais da América Latina voltada à gestão de resíduos sólidos teve início nesta terça-feira (8), em São Paulo. A Waste Expo Brasil 2022 reúne as principais empresas nacionais e internacionais, além de autoridades e especialistas, para discutir soluções para o setor e segue até quinta-feira (10). O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) integrou a abertura do evento e conduziu um dos seminários temáticos.

"A apresentação foi sobre sustentabilidade, regionalização dos serviços de saneamento básico e, principalmente, o projeto de encerramento de lixões, que já é um sucesso. Foi uma discussão realmente importante, em que colocamos os grandes avanços do Brasil na gestão de resíduos sólidos e na consequente melhoria da questão ambiental”, afirmou o secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão.

A programação inclui outros temas, como a importância da reciclagem, a gestão de resíduos em uma era de energias renováveis, combustível derivado de resíduos (CDR), lixo no mar e a importância do descarte adequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. A visitação ao evento é gratuita, de 13h às 20h, e deverá ser feita mediante inscrição neste link.

Transformando resíduos em valor

O secretário Pedro Maranhão participou, ainda, do evento "Transformando Resíduos em Valor: Experiências Suíças e Brasileiras", promovido pelo Consulado Suíço em São Paulo, na segunda-feira (7). O representante do MDR debateu sobre o panorama do setor de resíduos sólidos no Brasil.

Durante o evento, o cônsul-geral do país europeu, Pierre Hagmann, fez uma comparação entre Brasil e Suíça. Para ele, o encontro trouxe um novo olhar para os resíduos, que passaram a ser vistos não apenas como custo, mas como valor, fazendo parte de uma economia circular.

"A Suíça é um dos países com a maior produção per capita de resíduos do mundo. Entretanto, graças às suas políticas de gerenciamento de resíduos, é também um dos países com as mais altas taxas de reciclagem, que chegam a 50%. Os resíduos restantes são incinerados para produzir energia. O Brasil, por outro lado, tem com o novo marco regulatório do saneamento uma oportunidade de transformar positivamente sua política de gestão de resíduos", avaliou.

]]>Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Ministério da Saúde descarta desabastecimento de medicamento para tratamento do HIV

Ministério da Saúde descarta desabastecimento de medicamento para tratamento do HIV

Técnicos do Ministério da Saúde garantiram nesta terça-feira (8), em audiência

Próximo
Na cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, 361 famílias de baixa renda recebem a casa própria

Na cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, 361 famílias de baixa renda recebem a casa própria

Trezentas e sessenta e uma famílias de baixa renda da cidade de Ituiutaba, em

Veja também