Bradesco Seguros

Web Summit Rio 2024: “Experiência da geração 60+ deve estimular maior planejamento financeiro entre os mais jovens”, comenta executiva da Icatu Seguros em masterclass

Masterclass "Longevidade e imediatismo: o desafio da geração do 'pra ontem' em planejar o futuro" promovida pela Icatu Seguros / Foto: Joe Silva / Divulgação / Icatu
Masterclass “Longevidade e imediatismo: o desafio da geração do ‘pra ontem’ em planejar o futuro” promovida pela Icatu Seguros / Foto: Joe Silva / Divulgação / Icatu

Paula Englert, CEO da Box 1824, e Viviane Palladino, CEO da Mais Vívida, compartilharam reflexões e caminhos possíveis para o futuro das próximas gerações

A construção de um futuro longevo e tranquilo exige um olhar cuidadoso para a proteção e planejamento financeiro no presente, sobretudo diante de uma população que tem vivido cada vez mais. Segundo dados da ONU, até o final deste século, o mundo terá mais de 21 milhões de pessoas com 100 anos ou mais, e o Brasil ampliará sua população de centenários em mais de 110 vezes, para mais de 1,5 milhão. No entanto, segundo análise do Datafolha, cerca de 67% dos brasileiros não têm qualquer reserva financeira.

Essa realidade foi tema da Masterclass “Longevidade e imediatismo: o desafio da geração do ‘pra ontem’ em planejar o futuro“, promovida pela Icatu Seguros no Web Summit Rio na última quarta-feira (17). Com intermediação da diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros, Cinthia Kato, o evento contou com a participação de Paula Englert, CEO da Box1824, especialista no desenvolvimento de estratégias e caminhos de futuro em grandes corporações; e Viviane Palladino, CEO da “Mais Vívida”, startup de longevidade que conecta os 60+ em isolamento social com jovens que buscam um trabalho remunerado e com propósito.

Viver mais pode significar viver melhor, se soubermos usar as ferramentas que estão à nossa disposição hoje. Essa é a grande reflexão que buscamos levar ao público do Web Summit Rio. Ao promover essa discussão em um dos eventos de inovação mais importantes do mundo, queremos que essa geração que caminha para uma vida mais longeva, entenda a partir dos ensinamentos das gerações anteriores, a importância de se pensar em proteção e do planejamento financeiro hoje“, explica Cinthia Kato, diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.

Segundo Viviane Palladino, CEO da “Mais Vívida”, a geração dos 60+ lamenta não ter planejado melhor o futuro, principalmente em relação à questão financeira. Hoje, 7 em cada 10 brasileiros (70%) acima dos 60 anos não consideram que o dinheiro de uma aposentadoria é suficiente para viver, de acordo com uma pesquisa do Serasa. “Meu pai se aposentou há 2 anos, com 74 anos. Disse que está desesperado porque fez as contas e só conseguirá viver até os 85 anos. Imagina trabalhar a vida toda e não gerar renda para os seus últimos anos?” exemplifica Viviane. “São nesses momentos que vemos desencadear casos de síndrome do pânico, ansiedade e outras questões, porque a falta de dinheiro acaba com a saúde mental das pessoas“, completa.

E com os mais jovens o cenário é semelhante. Dados do Datafolha mostram que, nos últimos 5 anos, houve uma redução de 12% para 8% no total de brasileiros que alegam se preparar para a aposentadoria de alguma maneira. A expectativa, de acordo com Paula Englert, CEO da Box1824, é que a nova geração assista os 60+ e, com isso, aja diferente. “E conversar sobre o assunto ajuda nessa evolução. Mas não de forma genérica. Precisamos aprofundar no que considero os três pilares para viver mais e melhor: saúde, finanças e lado social“, afirma.

As duas gerações, segundo as especialistas, têm muito a aprender em conjunto. “Os 60+ queriam conquistar o mundo e isso é o que vemos hoje nas gerações mais novas. A forma pode ser diferente, mas a intenção é a mesma. A empatia e a proximidade são o caminho para desmanchar o que a gente pré-conceituou“, sinaliza Paula. “E a gente tem observado que os mais novos aprendem a ser mais pacientes e empáticos com os mais velhos“, analisa Viviane.

Para Paula, viver novos contextos exige uma mudança de comportamento. “A gente precisa fazer o hoje para chegar no amanhã. E como chegaremos longevos? Criando um presente melhor para um futuro melhor“, menciona.

Para a Icatu Seguros, segundo Cinthia Kato, todo esse trabalho passa por conscientizar as gerações para a importância não só de se proteger no presente, mas de planejar melhor o futuro com duas importantes ferramentas: o seguro de vida e a previdência privada. “Existe uma analogia que um dos executivos da Icatu sempre traz e que gostamos bastante para explicar aos mais jovens a importância da proteção e do planejamento. Ter um seguro de vida e uma previdência é como preparar uma viagem de carro. Previdência é como colocar no Waze quantas horas você leva para chegar ao destino e abastecer o carro para isso. Já o seguro de vida é você colocar o cinto de segurança e ter um airbag, pensando nos possíveis imprevistos para garantir que você chegará lá”completa a executiva.

Icatu no Web Summit Rio

Única seguradora patrocinadora do evento, a companhia trouxe ao Web Summit Rio uma composição tecnológica e convidou o público à “Cápsula do Amanhã” para conhecer o seu eu do futuro em uma experiência imersiva e pessoal, com a combinação de diferentes modelos de IA. Com sua participação pelo segundo ano consecutivo, a Icatu Seguros reforça seu posicionamento de pioneirismo e inovação – ao todo, foram cerca de R$ 1,5 bilhão investidos em inovação nos últimos seis anos.

As ativações da marca estarão presentes na cobertura da Icatu Seguros no Instagram (@icatuseguros) e em conteúdos especiais no LinkedIn. Pela hashtag #IcatuNoWebSummitRio será possível acompanhar as ações da companhia no evento.

Total
0
Shares
Anterior
CVG-RJ convida para café da manhã com palestra sobre “Saúde+Vida”
CVG-RJ convida para café da manhã com palestra sobre “Saúde+Vida” / Foto: Dylan Gillis / Unsplash Images

CVG-RJ convida para café da manhã com palestra sobre “Saúde+Vida”

O evento gratuito será no dia 25 de abril

Próximo
Tokio Marine patrocina pela primeira vez feira do mercado Pet
Sidney Cezarino, Diretor de Seguros Patrimoniais da Tokio Marine / Foto: Divulgação

Tokio Marine patrocina pela primeira vez feira do mercado Pet

Presença na SuperPet faz parte da estratégia da Seguradora de investir em

Veja também