Estudo também revela os principais termos utilizados nas comunicações das empresas com os consumidores
Levantamento exclusivo realizado pela Zenvia Inc. (NASDAQ: ZENV), que habilita companhias a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos consumidores, revela quais foram os principais termos e comportamentos dos consumidores no Dia do Cliente. O estudo, feito com base na interação entre a carteira de clientes e usuários finais, revelou que entre 15 de agosto e 21 de setembro foram registradas mais de 280 mil comunicações em referência à data comemorativa. O estudo apontou também que o WhatsApp já responde pela maioria dessas ações, com mais de 63% de participação, deixando o e-mail em segundo plano.
“O WhatsApp já deixou de ser apenas um canal de relacionamento para se tornar um ativo estratégico de negócios. A preferência das marcas pelo app no Dia do Cliente comprova o potencial de proximidade e conversão que ele traz em datas críticas para vendas e fidelização”, explica Gilsinei Hansen, VP de Negócios e Marketing da Zenvia.
Ofertas dominam, mas há espaço para fidelização
O levantamento mostra também que o apelo promocional predomina: no Dia e na Semana do Cliente, 88% das mensagens foram associadas a ofertas e descontos. Mensagens para parabenizar os consumidores na data foram a escolha da minoria. Isso fica evidente nas palavras mais predominantes: dia, cliente e off, em referência a descontos oferecidos no período.
“Esse dado destaca a oportunidade de amadurecer a estratégia. O consumidor já espera ofertas e se sente mais valorizado quando percebe a atenção genuína das marcas. Portanto, o próximo passo é sair da dependência do desconto e oferecer uma comunicação que foca em fidelização”, reforça Hansen.
Preferência pelo ‘Dia do Cliente’
A análise também identificou a preferência das organizações pelos termos que fazem referência à data sazonal. O destaque é, de fato, o ‘Dia do Cliente’, com quase 145 mil interações, sendo 84% enviadas pelo WhatsApp.
Em seguida aparece a ‘Semana do Cliente’, com 100,5 mil registros, 51% deles via WhatsApp.
Já ‘Mês do Cliente’ e ‘Mês do Consumidor’ tiveram pouca expressão, com menos de 1/5 do volume da data sazonal, segundo a Zenvia.
“O recado é claro: o Dia do Cliente já entrou para o calendário de vendas e o WhatsApp é o motor dessa conexão. Quem conseguir ir além do desconto e transformar a data em um momento de experiência e relacionamento verdadeiro com o consumidor vai sair na frente. Esse é o diferencial competitivo que já estamos vendo acontecer no mercado”, conclui Hansen.