Em contrato de 5 anos a marca é a primeira do setor financeiro a se associar ao jovem atleta de 17 anos, que vem se destacando mundialmente no esporte
A XP anuncia o patrocínio de cinco anos do tenista João Fonseca, jovem atleta brasileiro que vem ganhando destaque no cenário internacional. Nascido em 2006, Fonseca tem ganhado notoriedade nas categorias juvenis do tênis. Ele terminou o ano de 2023 como número um do mundo e, aos 17 anos, já vem quebrando recordes no circuito profissional.
João tem sido visto como uma das promessas do tênis brasileiro, com um estilo de jogo agressivo e um forte trabalho de base técnica. O atleta estampará a marca da XP em sua camiseta pela primeira vez nas eliminatórias de Wimbledon, na próxima semana.
Atualmente na 217ª posição do ranking mundial, João poderá disputar seu primeiro Grand Slam profissional em Wimbledon em 2024. O atleta, que já conquistou títulos importantes nas categorias juvenis e tem evoluído rapidamente, tem a meta de conquistar seu primeiro Grand Slam nos próximos anos.
“Estamos muito felizes e entusiasmados em nos associar ao João Fonseca nesse momento decisivo de sua carreira. O patrocínio diz muito sobre a nossa marca, que acredita na superação do impossível, além de ajudar a resgatar o sonho do Brasil de voltar a ter projeção global no tênis”, afirma Lisandro Lopez, CMO da XP Inc.
“Anunciar a parceria com a XP é uma alegria para mim. Esta colaboração representa um marco importante na minha caminhada. Me identifico com a visão inovadora e empreendedora da marca e vai ser especial estar junto da XP, uma marca brasileira, mundo afora, percorrendo cada passo dessa trajetória”, diz João Fonseca.
Sobre o tenista
Nascido no dia 21 de agosto de 2006, no Rio de Janeiro, João começou a fazer aulas de tênis aos 4 anos de idade, no Rio de Janeiro Country Club. Em 2017, aos 11 anos, conquistou o título da Copa Gerdau, um dos torneios juvenis mais importantes do país, na sua categoria. Em 2021, ele conquistou o seu primeiro título no juvenil no J5 de Salvador e, naquele mesmo ano, conquistou outros dois títulos do mesmo nível. A sua ascensão no juvenil veio a acontecer em 2023, quando foi campeão no J300 de Roehampton, um dos maiores torneios da categoria, seguido do US Open, um dos quatro Grand Slams do ano. A sequência de boas campanhas o garantiu como destaque absoluto no juvenil, terminando o ano como número 1 do mundo e sendo eleito pela ITF como Campeão Mundial Juvenil.
Fonseca foi o primeiro brasileiro a receber a premiação do órgão máximo do tênis na categoria juvenil da história. A sua estreia em ATPs foi no Rio Open, ATP 500 disputado no Rio de Janeiro, em 2023, quando ganhou um convite para a chave principal. Em 2024, aos 17 anos, Fonseca optou por se tornar profissional após a grande campanha no Rio Open, onde conquistou a sua primeira vitória em nível ATP da carreira e chegou às quartas de final do torneio, fazendo parte do seleto grupo de jovens do tênis mundial a atingir esta etapa desde os anos 2000, se juntando a Rafael Nadal, Alexander Zverev, Karen Khachanov e Kei Nishikori.
Atualmente está na 217ª posição do ranking da ATP, a sua melhor colocação da carreira.
XP e os esportes
A marca XP tem uma relação de longa data com o território do esporte em várias frentes. A companhia é patrocinadora do COB para o ciclo olímpico atual, que inclui os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Recentemente a XP também se associou à NFL e NBA no Brasil, além de iniciativas focadas em corrida de rua (por meio da Live Run) e meias maratonas.
A relação com o esporte reflete o que a XP acredita e entrega para os clientes: a ideia de superação, de conquistar o impossível, tem uma grande relação com esportes e a vida dos atletas de alta performance que passam por sacrifícios, entregas, conquistas, derrotas.
“O território esportivo tem uma forte conexão com o público da marca. Quando a gente olha para as categorias com maior similaridade com mercado financeiro, esporte é a primeira. Recentemente, uma pesquisa na nossa base de clientes mostrou que mais de 80% têm interesse em esportes. E a narrativa dos atletas se relaciona com as aspirações do público e com a mensagem da marca, refletida na campanha O impossível é só o começo”, explica Lisandro Lopez.