Margens melhoraram na comparação trimestral, refletindo o processo de transformação e as iniciativas recentes para aumentar eficiência e alavancagem operacional
A XP Inc. (NASDAQ: XP) registrou expansão trimestral de 5% de receita bruta, atingindo R$ 3,5 bilhões. O lucro líquido na mesma base de comparação foi de R$ 927 milhões, crescendo 18% sequencialmente, e o retorno sobre o patrimônio líquido médio foi de 21,7%. Os números excluem a marcação negativa de ativos mobiliários não recorrente relacionada ao pedido de recuperação judicial de um emissor privado, e reforçam a resiliência do negócio em meio ao cenário adverso de juros elevados, incertezas fiscais e maior aversão ao risco.
A companhia também mostrou evolução em suas margens com relação ao quarto trimestre de 2022, consequência do processo contínuo de transformação em curso e das iniciativas recentes de redução de despesas. Com isso, a margem de lucro antes de impostos (EBT) expandiu de 23,2% no 4T22 para 29,6% no 1T23, em linha com o guidance anual de 26% a 32% entre os anos de 2023 e 2025.
A XP Inc. também atingiu a marca inédita de 13 mil assessores de investimento em sua rede, crescimento de 21% sobre o ano anterior. O número de clientes adicionados de 89 mil no trimestre representou uma expansão anual de 13%, totalizando 3,9 milhões, enquanto os ativos de clientes chegaram a R$ 954 bilhões ao fim de março, um incremento anual de 9%.
“O resultado do primeiro trimestre de 2023, a despeito do cenário macroeconômico desafiador, demonstra a resiliência do nosso modelo de negócio, e que a estratégia de longo prazo está na direção correta. Seguimos avançando no core business, tendo adicionado mais de 600 novos assessores em nosso ecossistema, nos aproximando da marca de R$ 1 trilhão em ativos de clientes, e adicionando quase 90 mil novos investidores. Em paralelo, seguimos diversificando nossos canais de distribuição, e aumentando nossa capacidade de cross sell, de forma que nossos clientes possam concentrar integralmente sua vida financeira no ecossistema XP”, diz Thiago Maffra, CEO da XP Inc.
A estratégia de longo prazo da companhia de complementar a experiência da plataforma de investimentos com produtos adicionais mostrou sinais claros de evolução no início de 2023. Os clientes que consomem um número maior de produtos mostram níveis crescentes de engajamento, concentração de investimentos na XP e satisfação, revelando o potencial existente para os próximos anos. Mesmo que ainda estágio incipiente e com baixa penetração na base de clientes, as novas verticais, Previdência, Cartões, Crédito e Seguros, juntas somaram R$ 405 milhões de receita, um crescimento anual de 64%.
Como principais destaques do período nas novas verticais podem ser citados os ativos em fundos de previdência que atingiram R$ 62 bilhões, alta anual de 23%, e o volume de transações no cartão de crédito que chegou a R$ 8,6 bilhões, 90% acima do montante registrado há um ano.
“A XP Inc. demonstrou humildade ao reconhecer alguns excessos cometidos ao longo da pandemia, e agilidade com capacidade de execução para recolocar sua estrutura de custos onde deveria estar, como deveria ser em qualquer empresa de donos. Expandimos nossas margens e rentabilidade de forma estrutural, aumentando nossa alavancagem operacional, e nos deixando preparados para um cenário desafiador, que pode perdurar. Outro destaque importante é a expansão dos novos negócios que são estratégicos para a empresa, e que seguem crescendo a taxas elevadas (+64%), além de ajudar a tornar nosso negócio mais resiliente e anti-cíclico”, avalia Bruno Constantino, sócio e CFO da XP Inc.