Parceria com a Blip foi visando aprimorar a eficiência operacional na venda de consórcios pelo time especializado no produto
Uma das grandes tendências no que diz respeito ao atendimento ao consumidor é a adoção de inteligência artificial conversacional para otimizar a experiência do cliente. Seguindo esse movimento, a XP Investimentos, uma das principais corretoras de serviços financeiros do Brasil, reduziu em 99,99% o tempo de resposta no WhatsApp ao implementar um contato inteligente em parceria com a Blip, principal plataforma de inteligência conversacional do mercado. O maior desafio da XP era escalar a geração de leads mais qualificados e aprimorar a eficiência operacional na venda de consórcios pelo time especializado no produto.
Com a adoção da solução de contato inteligente da Blip, a corretora reduziu em 70% os atendimentos que eram feitos por humanos e aumentou sua eficiência em 3.6 vezes, na comparação com o fluxo anterior ao lançamento do contato inteligente. Para alcançar os resultados, a Blip utilizou sua tecnologia proprietária de agente autônomo, capaz de formular respostas personalizadas aos clientes da XP por meio da Inteligência Artificial Generativa.
Yolanda Castro, Diretora de Produtos na Blip, explica que a ferramenta entrega respostas de forma natural e fluída, além de auxiliar na identificação e filtragem de potenciais compradores qualificados. Entre as funcionalidades do contato inteligente, a XP Investimentos também buscava automatizar a jornada de compra do cliente, disponibilizando uma interação em tempo integral. “Basta um clique em uma notificação ativa via WhatsApp ou contato através do aplicativo da XP para que a conversa se inicie. Em caso de real interesse por parte do potencial cliente, ele é direcionado para o Contato Inteligente, que conduz a conversa com cinco perguntas norteadoras”, explica.
Mathias Moraes, coordenador do time de WhatsApp e Chatbots da XP Investimentos, afirma que achou a plataforma muito versátil, conseguindo adaptar as customizações necessárias de forma simples. “Hoje temos um bot que otimiza bastante o atendimento. Quando o cliente é direcionado para ele, utilizando uma estrutura 100% baseada em multi-agents, é conduzido para as perguntas: “qual é o tipo do consórcio?”, “qual o valor da carta?”, “qual o valor da parcela mensal?”, “em quantos meses deseja adquirir o bem?” e “qual o valor do lance que deseja dar?”. Enquanto isso, ele pode tirar dúvidas sobre o produto, contratação e outras soluções, de forma rápida e fluida. O cliente sempre pode voltar atrás ou editar informações conforme desejar, tal qual um processo realizado por um humano. Ao final do processo de qualificação, ele é direcionado ao atendimento humano, já em etapa de realização e negociação de uma proposta comercial”, explica. De acordo com Mathias, o modelo de automação de mensagens gerou uma análise mais aprofundada e controle sobre quais leads precisavam da conversa humana.
“Para melhor classificar os clientes que realmente poderiam estar interessados no produto da XP, desenvolvemos o contato inteligente a partir da IA Generativa, que nos dá respostas personalizadas e desempenha diversas atividades simultâneas junto aos múltiplos agentes de IA que atuam em conjunto para realizar tarefas, assim os assistentes conseguem enviar respostas em tempo hábil”, finaliza Yolanda.