Com apoio técnico da Milliman, insurtech aprimora precificação para refletir com ainda mais precisão o risco real do cliente e potencializa uso de dados para campanhas e ofertas mais competitivas
A Youse, primeira insurtech do Brasil e pioneira em seguros digitais, dá mais um passo na evolução de sua jornada digital ao implementar uma nova modelagem de pricing para seguros auto. Desenvolvido em pa1rceria com a consultoria especializada Milliman, o modelo técnico aprofunda o uso de dados estatísticos e variáveis de perfil para tornar a precificação ainda mais aderente à realidade e ao comportamento de cada cliente.
A atualização da metodologia leva em consideração variáveis de perfil, características dos veículos e comportamentos regionais, combinando modelos estatísticos avançados que analisam frequência e custo médio de sinistros. A estratégia permite calcular o valor do seguro com base no perfil real de cada cliente, com cálculos mais refinados, sem abrir mão da simplicidade, transparência e preço justo, já característicos da Youse.
Segundo a insurtech, a nova modelagem não apenas refina a precificação técnica já existente, mas abre espaço para oportunidades comerciais mais ágeis e assertivas, com possibilidade de aplicação de campanhas promocionais, ajustes tarifários dinâmicos e simulação de impacto em diferentes cenários de mercado.
“A adoção dessa nova modelagem reforça nossa proposta de unir tecnologia, dados e experiência digital para oferecer um seguro ainda mais próximo da realidade do cliente. Continuamos evoluindo, agora com um modelo ainda mais dinâmico e preditivo, que amplia nossas possibilidades de customização e eficiência, tanto para o cliente quanto para o negócio”, destaca João Valli, Diretor de Produtos e Precificação da Youse.
Após as fases de teste e simulação de impacto da nova tarifa, a expectativa é que, a partir do segundo semestre, a insurtech consiga utilizar a inteligência do novo modelo de pricing tanto para aprimorar as ofertas já existentes no canal digital quanto para potencializar as estratégias comerciais junto a parceiros e corretores na vertical Youse Negócios.
“Esse é mais um passo importante para fortalecer a eficiência operacional da Youse e consolidar nossa posição de liderança no mercado de seguros digitais, oferecendo aos nossos clientes autonomia, controle e preços ainda mais aderentes ao seu perfil e comportamento”, reforça Valli.