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Zenvia divulga resultados do primeiro trimestre de 2025

Foto por: rc.xyz NFT gallery/ Unsplash Images
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CPaaS seguiu impulsionando as receitas nesse trimestre

 A Zenvia Inc. (NASDAQ: ZENV), líder em soluções de CX baseadas em nuvem na América Latina, que permite que as empresas criem experiências pessoais, engajadoras e fluidas ao longo da jornada do cliente, reportou hoje suas métricas operacionais e financeiras para o primeiro trimestre de 2025.

Cassio Bobsin, fundador e CEO da ZENVIA, afirmou: “Estamos totalmente focados na transição para a Zenvia Customer Cloud desde seu lançamento em outubro do ano passado. A expectativa é que esse movimento continue evoluindo nos próximos trimestres e seja concluído até o final deste ano. Ao mesmo tempo, seguimos trabalhando para fortalecer nosso ecossistema de parceiros. 2025 é um ano de transformação para a Zenvia, no qual esperamos começar a colher os frutos dos investimentos realizados nos últimos anos”.

Shay Chor, CFO e IRO da ZENVIA, disse: “O desempenho das receitas no primeiro trimestre de 2025 foi impulsionado pelo forte e contínuo crescimento de volume do CPaaS, aliado a um crescimento moderado do SaaS, com destaque para a contribuição das PMEs. O lucro bruto segue pressionado pelos aumentos nos custos de SMS, que ainda não foram totalmente repassados aos clientes – um movimento que deverá ocorrer de forma gradual ao longo do ano. Por outro lado, as despesas G&A recuaram 24% em relação ao mesmo período do ano anterior, compensando parcialmente a pressão sobre o lucro bruto. A combinação entre crescimento de receita e rigor na gestão de despesas levou a relação DG&A/receita a 8%. Como resultado, nosso EBITDA normalizado totalizou R$ 20 milhões, em linha com nossas expectativas, e esperamos uma trajetória de crescimento ao longo do ano. O lançamento do novo ciclo estratégico, anunciado em janeiro, tem impactado a rentabilidade de curto prazo, mas seguimos avançando nos esforços para fortalecer nosso desempenho no médio e longo prazo”.

 

Principais métricas financeiras  (R$ MM e %)

1T 2025

1T 2024

A/A

Receita

295,9

212,6

39,2%

Lucro Bruto

61,7

80,9

-23,7%

Margem Bruta

20,8%

38,0%

-17,2p,p,

Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP

74,2

93,6

-20,8%

Margem Bruta Ajustada Não-GAAP (1)

25,1%

44,0%

-19,0p,p,

Lucro/Prejuízo Operacional (EBIT)

-2,2

-9,4

-76,4%

EBITDA Ajustado

19,9

13,4

47,7%

EBITDA Normalizado

20,0

23,5

-15,1%

Lucro/Prejuízo do Período

3,7

-55,9

Saldo de Caixa

86,1

71,5

20,5%

Fluxo de Caixa líquido das (utilizado nas) atividades operacionais

7,4

-12,9

-157,5%

Clientes Ativos Total (2)

10.462

13.257

-21,1%

  1. Calculamos a Margem Bruta Ajustada Não-GAAP como Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP dividido pela receita.

  2. Definimos Cliente Ativo como uma conta (baseada em um CNPJ) ao final de qualquer período que tenha sido fonte de qualquer tipo de receita nos três meses anteriores. Já os clientes que não geraram receita nos três meses anteriores são classificados como Cliente Inativo.

Destaques do 1T 2025

  • As receitas totalizaram R$ 296 milhões no trimestre, aumento de 39% em comparação com os R$ 213 milhões registrados no 1T 2024, como resultado da expansão do CPaaS (+58% A/A) em função principalmente de maiores volumes de SMS de grandes clientes com margens mais baixas. Já as receitas de SaaS cresceram 5%, principalmente de clientes PMEs.

  • O Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP atingiu R$ 74 milhões, queda de 21% em relação ao ano anterior, enquanto a Margem Bruta Ajustada Não-GAAP ficou em 25%. Essa queda é explicada principalmente por:

    1. Maior mix de CPaaS no período, devido ao forte crescimento de volumes com margens mais baixas, combinado ao aumento dos custos das operadoras com SMS aplicado em janeiro, que deverá ser repassado aos preços ao longo do ano.

    2. Margens SaaS mais baixas, impactadas pela transição para o Zenvia Customer Cloud, já que ainda estamos em processo de ramp up dos negócios. Vale ressaltar que as receitas das soluções Zenvia Customer Cloud cresceram 15% em relação ao ano anterior, e espera-se que aumentem ainda mais à medida em que evoluímos com a transição dos negócios.

  • A base de clientes ativos totalizou 10,5 mil, sendo 5,7 mil de SaaS e 4,8 mil de CPaaS, estável em base sequencial quando comparada com o 4T 2024.

  • As despesas gerais e administrativas caíram 24% em relação ao ano anterior no 1T 2025, para R$ 24 milhões, levando a relação entre DG&A como percentual da receita para 8,0%, 6,7 pontos percentuais inferior aos 14,7% registrados no mesmo período de 2024. Vale ressaltar que esse valor inclui cerca de R$ 8 milhões em custos de indenização incorridos no 1T 2025.

  • O EBITDA normalizado foi positivo em R$ 20 milhões no trimestre, queda de 15,1% em relação ao 1T 2024, devido principalmente ao menor lucro bruto do segmento CPaaS como resultado dos maiores custos de SMS ainda não repassados aos clientes.

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