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Zenvia divulga resultados do quarto trimestre e ano de 2024

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Receita anual impulsionada pelo forte crescimento do CPaaS Controle rigoroso de despesas com G&A reduzindo 4 p.p. como % da receita, para 11,9% no ano Novo ciclo estratégico anunciado para 2025

A Zenvia Inc. (NASDAQ: ZENV), líder em soluções de CX baseadas em nuvem na América Latina, que permite que as empresas criem experiências pessoais, engajadoras e fluidas ao longo da jornada do cliente, reportou hoje suas métricas operacionais e financeiras para o quarto trimestre e ano de 2024.

Cassio Bobsin, fundador e CEO da ZENVIA, comentou: “2024 marcou o desenvolvimento e o lançamento do Zenvia Customer Cloud — nossa solução integrada, criada para transformar a forma como as empresas se conectam com seus clientes em cada etapa da jornada. Com o uso intensivo de IA, a plataforma eleva cada interação, do primeiro contato ao pós-venda, a um novo patamar de personalização e eficiência. A IA deixou de ser uma promessa e se tornou a base da nova era de relacionamentos entre marcas e consumidores. Por isso, o Zenvia Customer Cloud — que passa a ser o nosso core business — nasceu com a inteligência artificial em seu DNA: para permitir que empresas operem com inteligência em escala, oferecendo experiências memoráveis a milhares de clientes em um ecossistema totalmente unificado. Encerramos 2024 com quase 6.000 empresas já utilizando o Zenvia Customer Cloud. Sua consolidação marca o início de um novo e empolgante capítulo para a Zenvia, como anunciamos em janeiro de 2025, nos posicionando entre as soluções de CX AI SaaS mais completas e transformadoras para empresas B2C”.

Shay Chor, CFO e IRO da ZENVIA, disse: “2024 foi um ano de virada e estruturante para a Zenvia, marcado pela conclusão da implementação do Zenvia Customer Cloud — lançado oficialmente em outubro — e por um trabalho intenso de fortalecimento de sistemas e processos para garantir sua escalabilidade. No mesmo período, o mercado de CPaaS surpreendeu com uma dinâmica mais volátil e acelerada do que o esperado, crescendo 25% no ano. Mesmo diante desse ambiente, entregamos um crescimento de 38% no EBITDA Normalizado em relação a 2023 — quase cinco vezes superior ao resultado de dois anos atrás, mas inferior ao guidance para o ano. Reconhecemos que a  rentabilidade ficou abaixo do esperado, pressionada por efeitos concentrados no quarto trimestre — como ajustes acumulados de custos e aumentos nos custos de SMS —, mas esperamos que esse indicador se normalize em 2025, tendência já observada nos primeiros meses do ano. Entramos neste novo ciclo com disciplina renovada e foco claro: acelerar o crescimento orgânico, expandir nosso ecossistema de parceiros, seguir reduzindo a alavancagem e simplificando a estrutura operacional — alinhados à nova direção estratégica que anunciamos em 13 de janeiro de 2025”.

Principais métricas financeiras  (R$ MM e %) 4T 2024 4T 2023 A/A 2024 2023 A/A
Receita 231,4 217,0 6,6% 959,7 807,6 18,8%
Lucro Bruto 36,6 110,3 -66,8% 294,8 330,5 -10,8%
Margem Bruta 15,8% 50,8% -35,0p.p. 30,7% 40,9% -10,2p.p.
Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP 49,2 123,1 -60,0% 345,5 382,6 -9,7%
Margem Bruta Ajustada Não-GAAP (1) 21,3% 56,7% -35,5p.p. 36,0% 47,4% -11,4p.p.
Lucro/Prejuízo Operacional (EBIT) -14,9 15,4 -197% 3,3 -10,7 n.m
EBITDA Ajustado 7,5 38,7 -80,7% 95,3 77,1 23,6%
EBITDA Normalizado 34,8 37,1 -6,2% 105,1 76,1 38,1%
Lucro/Prejuízo do Período -134,9 -17,0 694,8% (154,7) (60,8) 154,5%
Saldo de Caixa 116,9 63,7 83,4% 116,9 63,7 83,4%
Fluxo de Caixa líquido das (utilizado nas)
atividades operacionais
45,9 14,2 224,2% 107,8 162,5 -33,7%
Clientes Ativos total (3) 10.622 12.929 -17,8% 10.622 12.929 -17,8%
  1. Calculamos a Margem Bruta Ajustada Não-GAAP como Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP dividido pela receita.
  2. Definimos Cliente Ativo como uma conta (baseada em um CNPJ) ao final de qualquer período que tenha sido fonte de qualquer tipo de receita nos três meses anteriores. Já os clientes que não geraram receita nos três meses anteriores são classificados como Cliente Inativo.

Destaques do 4T 2024

  • As Receitas somaram R$ 231 milhões no trimestre, crescimento de 7% em relação aos R$ 217 milhões registrados no quarto trimestre de 2023. O avanço foi impulsionado pela expansão de 17% do CPaaS na comparação anual, parcialmente compensado por uma queda de 10% do SaaS, reflexo principalmente da redução de 11% nas receitas provenientes de grandes clientes corporativos. O Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP foi de R$ 49 milhões, queda de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior, com Margem Bruta Ajustada Não-GAAP de 21%. Essa redução é explicada principalmente por:
    1. Maior mix de CPaaS no período, devido ao forte crescimento com margens menores. Houve também um impacto de R$ 27,8 milhões de ajuste de custos de SMS acumulado no ano, que foi registrado apenas neste trimestre em vez de ser diluído ao longo dos períodos. Excluindo esse impacto, a Margem Bruta Ajustada de CPaaS teria sido de 21,8%, mais próxima da faixa de 25-30% esperada para as margens brutas, ao invés dos 4,0% apresentados. Esperamos que as margens se normalizem ao longo de 2025.
    2. Margens de SaaS também ficaram pressionadas, refletindo margens mais apertadas entre os clientes corporativos — ainda impactadas por um ambiente altamente competitivo —, o que mais do que compensou a melhora no mix de PMEs. Além disso, os custos de infraestrutura aumentaram com o esforço final para o lançamento do Zenvia Customer Cloud no primeiro semestre do ano.
  • O total de clientes ativos foi de 10,6 mil, sendo 5,9 mil de SaaS e 5,0 mil de CPaaS.
  • Nossas despesas G&A apresentaram queda de 37% em relação ao ano anterior, totalizando
    R$ 19 milhões — menos da metade do valor registrado há dois anos. Com isso, o G&A como percentual da receita recuou para 8,3%, uma redução de 5,7 pontos percentuais em relação aos 14,0% do mesmo período de 2023. Vale destacar que, no início dos nossos esforços de racionalização, em meados do quarto trimestre de 2022, esse índice era de 22,8%, o que representa uma queda acumulada de 14,7 pontos percentuais ao longo desse período.
  • O EBITDA Normalizado foi positivo em R$ 35 milhões no trimestre, 6% inferior ao registrado no 4T23, refletindo principalmente a redução no lucro bruto, apesar do controle mais rigoroso das despesas e da significativa queda de G&A. Os resultados do 4T 2024 também foram impactados por uma despesa de
    R$ 27,8 milhões referente ao ajuste de custos de SMS acumulado no ano, mas reconhecida integralmente neste trimestre, em vez de ser distribuída ao longo dos períodos. Estamos tratando esse efeito como um evento não recorrente e, por essa razão, ele foi excluído do cálculo do EBITDA Normalizado.
  • Encerramos o trimestre com um saldo de caixa de R$ 117 milhões, um aumento sequencial de R$ 14 milhões, refletindo nosso foco contínuo na preservação de caixa sem comprometer o crescimento sustentável. Esse resultado inclui o uso de instrumentos de capital de giro.

Destaques 2024

  • As receitas totalizaram R$ 960 milhões, aumento de 19% em comparação com R$ 808 milhões em 2023, como resultado da expansão anual de SaaS (+8%) e CPaaS (+25%).
  • O Lucro Bruto Ajustado Não-GAAP de R$ 345 milhões caiu 10% em relação ao ano anterior, com a Margem Bruta Ajustada Não-GAAP reduzindo 11 pontos percentuais em relação ao ano anterior, para 36,0%, explicado principalmente pelo maior mix de CPaaS nas receitas, combinado com margens mais baixas nos negócios de CPaaS e SaaS.
  • As despesas G&A totalizaram R$ 114 milhões em 2024, uma redução de 11% em relação ao ano anterior. Como resultado, o G&A representou 11,9% da receita no período, uma queda de 4,1 pontos percentuais frente aos 16,0% registrados em 2023. Em comparação com dois anos atrás, quando esse índice era de 19,5%, a redução acumulada chega a 7,6 pontos percentuais — refletindo o avanço consistente na disciplina de custos.
  • O EBITDA Normalizado atingiu R$ 105 milhões no período, aumento de 38% em relação a 2023, mas abaixo do limite inferior do guidance anual, que era de R$ 120 milhões a R$ 140 milhões.
  • Saldo de caixa de R$ 117 milhões, adição de R$ 53 milhões em relação ao ano anterior, refletindo nosso foco contínuo na preservação de caixa sem comprometer o crescimento sustentável. Esse resultado inclui o uso de instrumentos de capital de giro.

Eventos subsequentes

  • Em 13 de janeiro, a Zenvia anunciou o início de um novo ciclo estratégico, com foco em sua nova solução: o Zenvia Customer Cloud. Lançada em outubro de 2024, a plataforma marca a integração completa das ferramentas CX AI SaaS da Companhia, oferecendo uma solução totalmente unificada para gestão da experiência do cliente. Apoiada em estratégias de Product-Led Growth (PLG) e expansão internacional, o Zenvia Customer Cloud já foi adotado por aproximadamente 6.000 empresas — das quais 20% são clientes internacionais — e estimamos que tenha gerado cerca de R$ 180 milhões em receitas no ano encerrado em 31 de dezembro de 2024.

Informações adicionais sobre a Zenvia podem ser encontradas em https://investors.zenvia.com.

Zenvia

A Zenvia (NASDAQ: ZENV) é uma empresa de tecnologia que tem como propósito moldar um novo mundo de experiências. Sua missão é habilitar as empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo de toda jornada de seus consumidores, tudo isso por meio de sua nuvem de clientes unificada e multicanal. Com 20 anos de expertise, mais de 10 mil clientes e atuação em toda a América Latina, a Zenvia possibilita que negócios de todos os segmentos fortaleçam suas marcas, aumentem suas vendas e aprimorem o atendimento ao cliente, gerando maior eficiência operacional, produtividade e resultados em um único lugar. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Instagram, TikTok e YouTube.

Disclaimer

Os resultados operacionais preliminares do trimestre e do acumulado do ano apresentados acima baseiam-se exclusivamente em informações atualmente disponíveis, que estão sujeitas a alterações. Esses resultados operacionais preliminares constituem declarações prospectivas de acordo com o significado das disposições de “porto seguro” da Lei de Reforma de Litígio de Títulos Privados de 1995. Essas declarações prospectivas são feitas na data em que foram emitidas pela primeira vez e foram baseadas em expectativas, estimativas, previsões e projeções atuais, bem como nas crenças e suposições da gerência. Palavras como “esperar”, “antecipar”, “deveria”, “acreditar”, “esperar”, “visar”, “projetar”, “metas”, “estimar”, “potencial”, “prever”, “pode”, “irá”, “poderia”, “pretender”, variações desses termos ou o negativo desses termos e expressões semelhantes têm o objetivo de identificar essas declarações. As declarações prospectivas estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas, muitos dos quais envolvem fatores ou circunstâncias que estão além do controle da Zenvia. Os resultados reais da Zenvia podem diferir materialmente daqueles declarados ou implícitos nas declarações prospectivas devido a vários fatores, incluindo, mas não se limitando a: nossa capacidade de inovar e responder aos avanços tecnológicos, mudanças nas necessidades do mercado e demandas dos clientes, nossa capacidade de adquirir com sucesso novos negócios como clientes, adquirir clientes em novos setores verticais e gerenciar adequadamente a expansão internacional, a concorrência substancial e crescente em nosso mercado, a conformidade com os desenvolvimentos e regulamentações regulatórias e legislativas aplicáveis, a dependência de nossos negócios em nosso relacionamento com determinados provedores de serviços, entre outros fatores.

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