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Zenvia inova no recrutamento com IA empática e feedback em minutos

Foto por: Kaitlyn Baker/ Unsplash Images
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Realizada em parceria com a DigAÍ, a iniciativa aumenta a assertividade na seleção sem substituir a interação humana

A Zenvia, que habilita empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos clientes, passou a utilizar inteligência artificial em seus processos de recrutamento por meio da parceria com a DigAÍ, startup especializada em soluções de IA para Recursos Humanos.

A iniciativa não substitui a interação humana – pelo contrário, une tecnologia e empatia para a melhor experiência do candidato e assertividade no processo seletivo. “A IA entra para somar, e não para dificultar a experiência de quem está buscando um novo capítulo na carreira. O que fizemos foi aplicar a IA de forma ética e consciente, respeitando o tempo, a energia e as emoções envolvidas nesse momento tão importante”, afirma Katiuscia Teixeira, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Zenvia.

A tecnologia tem sido cada vez mais adotada nos processos de Pessoas e Cultura. Segundo estudo da Gartner, mais de 40% das empresas já utilizam IA generativa em alguma etapa do recrutamento e seleção, e esse número tende a crescer com a demanda por maior eficiência, agilidade e personalização. De triagens inteligentes a feedbacks automatizados, a inteligência artificial se consolida como aliada para tornar a experiência mais fluida para todos os envolvidos.

“Pelo nosso levantamento, a Zenvia se posiciona entre as early adopters de inteligência artificial dentre as empresas brasileiras, o que não só mostra confiança na nossa plataforma, mas o compromisso real com a experiência de seus candidatos, unindo tecnologia e pessoas de maneira estratégica”, pontua Christian Pedrosa, CEO da DigAÍ.

Na Zenvia, a IA atua entre a análise de currículos e a entrevista com o recrutador. Os candidatos são convidados a responder, por meio de áudios gravados na plataforma da DigAÍ, perguntas personalizadas conforme a vaga. O acesso é simples e intuitivo, com um teste inicial de familiarização e a possibilidade de regravação em até quatro minutos por resposta. O grande diferencial é o envio automático de feedback individualizado por e-mail e na própria plataforma, em poucos minutos após a finalização da etapa.

Até o início de julho, mais de 577 entrevistas foram realizadas na nova jornada de seleção da Zenvia com IA, e a avaliação tem sido altamente positiva: 92,6% de satisfação dos candidatos. Além disso, segundo a plataforma da DigAÍ, os recrutadores economizaram 245 horas.

A iniciativa não é algo pontual. Está alinhada à evolução estratégica da companhia, que em outubro do ano passado anunciou ao mercado sua IA completa para revolucionar a experiência do cliente, a Zenvia Customer Cloud, que já foi implantada por 5.700 empresas, gerando receita entre R$ 180 milhões e R$ 200 milhões em 2024.

“Estamos falando de um movimento coerente com o que oferecemos ao mercado: jornadas mais fluidas, envolventes e personalizadas. Assim como ajudamos nossos clientes a vender mais e atender melhor com tecnologia, usamos a IA para criar experiências mais inteligentes também dentro de casa, neste caso, na relação com os candidatos dos nossos processos seletivos”, finaliza Katiuscia.

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