Solução permite validar dados usando informações das operadoras de telefonia, minimizando fraudes financeiras
A Zenvia, que habilita as empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas em toda a jornada do cliente, anuncia o lançamento do Open Gateway, solução de segurança financeira desenvolvida em parceria com operadoras de telefonia. O avanço promete redefinir a proteção contra fraudes, proporcionando uma experiência de usuário mais segura e fluida.
Com a crescente ameaça cibernética e consequentes fraudes financeiras, cenário onde o Brasil lidera em relação à América Latina, com um aumento alarmante de 32% em 2023, o Open Gateway surge como uma resposta estratégica. A solução utiliza dados das operadoras de telefonia para validar informações, minimizando fraudes. Segundo o Panorama de Ameaças de 2023, da Kaspersky, as tentativas de golpe no Brasil totalizaram 1,8 milhão, com as transações via Pix representando 70% dos ataques.
Open Gateway: a revolução da segurança financeira
O Open Gateway utiliza informações das operadoras para validar dados, eliminando a necessidade de confirmação direta com o usuário final. Ao assegurar proteção completa, com validação rápida e autenticação ágil e segura dos clientes, é possível reduzir atritos e obstáculos durante a validação de logins, além de manter conformidade rigorosa com altos padrões de segurança para proteger os usuários — o objetivo é minimizar fraudes e otimizar a experiência do cliente, resultando em jornadas de comunicação mais seguras.
Neste primeiro momento, a Zenvia oferecerá três níveis de proteção utilizando o Open Gateway, com o objetivo de diminuir a quantidade de etapas na jornada do cliente e aumentar a segurança com validações diretamente nas operadoras:
- Nível 1: verificação de identidade via rede móvel, permitindo dupla autenticação sem intervenção do usuário;
- Nível 2: validação de troca de chip, detectando se o chip foi recentemente alterado;
- Nível 3: conferência de localização, garantindo que as interações ocorram em regiões esperadas.
Possibilidades de uso no setor financeiro
Ao solicitar um empréstimo, por exemplo, o cliente acessa o chat do banco, no qual uma API verifica a correspondência do número de telefone, e o SIM SWAP verifica se não houve troca recente do chip. Essa verificação de dados “seamless” permite que estratégias de fraudadores que utilizam engenharia social para conseguir códigos de autenticação sejam reduzidas, por exemplo. Para o PIX com valores altos, o cliente poderá cadastrar localizações específicas para efetuar este tipo de transação, como sua casa ou trabalho. A API confirma a identidade com a operadora, o SIM SWAP previne fraudes, ao checar se o aparelho móvel teve uma troca de chip recentemente, e o device location verifica se a região onde está acontecendo a transação suspeita está dentro do raio cadastrado pelo usuário.
Aplicações no varejo
A confirmação de identidade em aplicativos de lojas também são possibilidades. O Open Gateway ajuda a prevenir fraudes ao validar números de telefone, verificar trocas de SIM cards e usar a geolocalização.
Essas soluções podem ser utilizadas em vários segmentos que necessitem de validação de identidade e proteção contra furtos de identidade, oferecendo diversos benefícios, como maior segurança, redução de fraudes, melhor experiência do cliente e processos mais ágeis para as empresas.
“Maior segurança, redução de fraudes, experiência do cliente otimizada e processos mais ágeis são alguns dos resultados que esperamos para a implementação do Open Gateway. A rápida evolução das ameaças digitais exige um investimento contínuo em soluções de segurança para mitigar riscos e proteger os ativos de empresas e pessoas”, afirma Cristiano Franco, diretor de Enterprise da Zenvia.