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ZF acelera reestruturação para enfrentar desafios do mercado automotivo

ZF acelera reestruturação para enfrentar desafios do mercado automotivo / Foto: Divulgação
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Cenário desafiador no mercado automotivo leva gigante alemã a priorizar lucratividade e eficiência, com ajustes em portfólio e na força de trabalho global

Em um cenário de mercado automotivo cada vez mais desafiador, a ZF Friedrichshafen AG está intensificando seu programa de reestruturação e realinhamento estratégico. Apesar de uma queda nas vendas no primeiro semestre de 2025, a empresa reportou uma melhora significativa na rentabilidade e no fluxo de caixa, com os primeiros resultados de seu plano de desempenho começando a surtir efeito.

A receita de vendas da ZF no primeiro semestre foi de € 19,7 bilhões, uma queda em relação aos € 22 bilhões registrados no mesmo período de 2024. A redução se deve, em parte, à transferência da unidade de negócios de montagem de eixos para uma joint venture, o que resultou em uma queda orgânica de 2% nas vendas. No entanto, o EBIT (lucro antes de juros e impostos) ajustado cresceu para € 874 milhões, comparado a € 780 milhões em 2024, elevando a margem EBIT ajustada de 3,5% para 4,4%.

“O turnaround é difícil, mas é o caminho certo”

O CEO da ZF, Dr. Holger Klein, destacou que o grupo está no meio do programa de reestruturação mais abrangente de sua história, priorizando lucratividade e competitividade.

“Estamos agindo com senso de dever e da forma mais responsável possível. No entanto, também está claro que nosso setor está em uma posição historicamente desafiadora, o que torna o turnaround ainda mais difícil,” afirmou Klein. Ele mencionou a estagnação na produção global de veículos e a lenta expansão da eletromobilidade como fatores que impactam os volumes de vendas e aumentam os custos.

Ajustes estratégicos e readequação da força de trabalho

A ZF está fortalecendo áreas com perspectivas promissoras, como as divisões de soluções para chassi, veículos comerciais e tecnologia industrial, além dos negócios de serviços. Por outro lado, tecnologias como os shuttles autônomos não serão mais desenvolvidas.

Para aumentar a eficiência, a empresa irá combinar programas de melhoria de desempenho, estendendo-os a toda a companhia. As estruturas corporativas também serão revisadas e ajustadas, e a ZF está avaliando seu portfólio de produtos para garantir um retorno sobre o capital investido.

Em relação à força de trabalho, a ZF reduziu o quadro global em mais de 2%, totalizando 157.845 empregados em 30 de junho de 2025. Na Alemanha, a redução foi de 2,6%, com 50.683 funcionários. Holger Klein ressaltou que a empresa está agindo com responsabilidade, mas não descartou a possibilidade de novas demissões em algumas unidades ou divisões, devido às condições de mercado.

Inovação em foco

Apesar da reestruturação, a ZF mantém o foco em inovação. Na IAA Mobility, em Munique, a empresa apresentará o conceito Chassis 2.0, uma abordagem que utiliza atuadores inteligentes e conectados para novas funções de chassi baseadas em software. Outros destaques incluem a nova plataforma SELECT e-drive para acionamento elétrico e o conceito de extensão de autonomia para veículos elétricos.

A empresa também reportou uma melhoria substancial de cerca de € 1 bilhão no fluxo de caixa livre, que totalizou € 465 milhões no primeiro semestre de 2025. Segundo o CFO Michael Frick, isso gera flexibilidade adicional para o futuro.

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