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ZF atinge marco de produção do CeTrax – acionamento central elétrico – para veículos comerciais e ultrapassa dez mil unidades

Marco histórico na ZF: Jochen Witzig, Head da fábrica de Friedrichshafen, Alemanha. (segundo da direita para a esquerda), ao lado da equipe responsável pelo lançamento, aplicação em série e produção
Marco histórico na ZF: Jochen Witzig, Head da fábrica de Friedrichshafen, Alemanha. (segundo da direita para a esquerda), ao lado da equipe responsável pelo lançamento, aplicação em série e produção

Desde 2019, ônibus urbanos e veículos especiais em todo o mundo se beneficiam do CeTrax

Friedrichshafen, Alemanha. o CeTrax da ZF alcançou um marco de produção em maio, quando a décima milésima unidade do sistema de tração central elétrico saiu de sua linha de montagem. O e-drive compacto da ZF é particularmente adequado para eletrificar plataformas de modelos de ônibus convencionais. Além das montadoras de ônibus, o acionamento também atraiu outros segmentos de clientes, como veículos de manobras em pátios logísticos. Projetado com uma abordagem de tecnologia aberta, o CeTrax pode ser alimentado por sistemas elétricos a bateria ou célula de combustível.

“Este marco para a CeTrax mostra como um conceito inovador, juntamente com a qualidade e confiabilidade do produto, compensa na forma de volumes de produção”, diz Winfried Gründler, Head de Produtos para Sistemas de Transmissão da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF. “A história de sucesso do CeTrax também é o ponto de partida para a próxima geração de acionamentos elétricos para veículos comerciais, que terá um peso total de 44 toneladas”.

A produção em série começou em 2019, apenas dois anos após sua primeira apresentação na feira Busworld. O CeTrax é um sistema completo com inversor e unidade de controle eletrônico, com software proprietário da ZF. Ele complementa o acionamento elétrico por eixo como mais um conceito de acionamento elétrico para ônibus urbanos e veículos especiais.  Com uma potência contínua de 175 kW, o sistema também é adequado para topografias urbanas exigentes. Desde a sua concepção, o CeTrax teve a vantagem de poder se integrar às configurações de acionamento existentes. Isso o tornou atrativo para montadoras de veículos comerciais que buscavam eletrificar suas plataformas de modelos a diesel existentes. Com sua abertura a diferentes tecnologias, o CeTrax pode ser alimentado por uma bateria de veículo ou célula de combustível.

Demanda de eletrificação para transporte público

O que começou com pequenos volumes, há muito se transformou em produção industrial em série. Hoje, a ZF produz milhares de sistemas CeTrax por ano, e existe uma demanda dos clientes, impulsionada em grande parte pela crescente eletrificação do transporte público nas cidades e municípios.

A partir de meados de 2026, o CeTrax 2 elétrico, um produto da nova plataforma de mobilidade elétrica, estará pronto para ser lançado. Construído com os componentes mais recentes, oferecerá inúmeras sinergias para a indústria de veículos comerciais.

 

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