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Zurich colhe frutos em estratégia de expansão territorial e aposta na força regional do corretor de seguros para 2023

Marcio Benevides, Diretor Executivo de Distribuição da Seguradora Zurich / Foto: Divulgação
Marcio Benevides, Diretor Executivo de Distribuição da Seguradora Zurich / Foto: Divulgação

Parceria junto a corretores e assessorias de seguros, atenção às particularidades regionais e atuação multiproduto são a chave da companhia para intensificar a excelência comercial em 2023; neste ano, a companhia deve seguir com a estratégia de expansão territorial e apresentar novidades

Dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) divulgados no início de fevereiro apontam que a arrecadação do setor de seguros cresceu 16,2% em 2022 comparada a 2021. As receitas totais alcançaram R$ 355,9 bilhões, sem considerar o segmento de seguro saúde e o DPVAT.

No que diz respeito às vendas no canal corretor, a Zurich segue registrando um desempenho acima dos dados gerais de mercado. Segundo informações da companhia, em 2022, o prêmio total emitido nesse canal cresceu 44,6% em relação ao ano anterior, sendo que todas as diretorias comerciais regionais também apresentaram desenvolvimento positivo na comparação ano contra ano.

“Em 2022, investimos fortemente na ampliação da atuação da companhia no canal corretor, sobretudo a partir da parceria com assessorias de seguro por todo o país. Nossa estratégia foi ampliar a presença comercial nos locais onde a Zurich não conta com a presença de uma filial física, por exemplo, mas também fortalecer nossa atuação em regiões específicas, entendendo suas particularidades, tarefa em que os corretores locais são uma estrutura fundamental”, aponta Marcio Benevides, Diretor Executivo de Distribuição da Seguradora Zurich.

Multiproduto, o crescimento nacional da Zurich é impulsionado por diversas linhas de negócio, segundo o executivo. Seguros corporativos como os patrimoniais (+158,8%), engenharia (+153,5%) e frota (+91,1%) se destacam, mas seguros pessoais como auto individual (+49,4%) e vida (+23,1%) também estimulam o crescimento do canal corretor.

“A Zurich é uma seguradora que tem capacidade para atuar na maioria das linhas de negócio do mercado, o que contribui para a diversificação do portfólio do corretor, que pode atender às necessidades dos seus clientes em várias frentes”, explica Marcio.

Ele acrescenta: “Além disso, não se trata apenas da diversidade de produtos que oferecemos, mas do suporte e expertise que uma companhia global com mais de 150 anos pode proporcionar. Um exemplo é a proximidade da nossa área de engenharia de riscos junto aos corretores, facilitando a atuação desse profissional em segmentos mais complexos nos seguros corporativos e dando total segurança aos clientes”, defende Marcio.

Expectativas para 2023

Marcio explica que, a partir das ações tomadas nos últimos anos, a companhia conseguiu aumentar em mais de 12% a sua base de corretores ativos em 2022. Segundo ele, a empresa espera investir ainda mais para intensificar o relacionamento com esses profissionais em 2023 e ampliar em mais 20% a sua base de corretores ativos.

“Queremos estar cada vez mais presentes, ao passo em que tomamos medidas para facilitar e agilizar o trabalho do corretor. Temos conduzido uma escuta ativa junto aos nossos parceiros e já estamos promovendo melhorias de acordo com esse trabalho para ajudá-los a entender e atender às novas demandas do mercado, no que diz respeito a produtos, tecnologias e comportamento do cliente. Teremos novidades”, avisa Marcio.

No que diz respeito ao mercado, o executivo diz que, com a expectativa da retomada da economia, as perspectivas são boas. Até fevereiro, a companhia já apresenta um crescimento de 45,4% no prêmio total emitido no canal corretor, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Seguimos acreditando no poder da intermediação e na importância dos corretores para orientar os clientes, o que ficou ainda mais evidente depois da pandemia”, ressalta. “Segmentos como o de seguros cibernéticos, de vida, de responsabilidade civil e a previdência privada devem crescer em 2023, mas há espaço para desenvolvimento de muitas outras linhas de negócio em um mercado com baixa penetração de seguros, como é o mercado brasileiro”, sinaliza Marcio.

O executivo agradece aos corretores de seguros que acreditaram na Zurich para o desenvolvimento dos seus negócios e atendimento qualificado às necessidades dos clientes em 2022, e convida os parceiros a seguirem acompanhando mais de perto o trabalho e as novidades da seguradora em 2023.

“Somos uma companhia multilinha, multicanal e multiproduto, que tem o corretor como um de seus principais parceiros comerciais e o cliente no coração de tudo o que faz. O resultado é uma jornada constante de melhorias, em que todos saem ganhando. Seguiremos presentes e atuantes junto aos nossos parceiros estratégicos em 2023, e sempre de portas abertas para os corretores que ainda não trabalham conosco vivenciarem essa experiência”, finaliza.

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