Com atuação estratégica, companhia mira no relacionamento com corretores para impulsionar expansão regional
A estratégia de expansão geográfica da Zurich Seguros, que tem como base principal a ampliação do relacionamento e o crescimento de sua base de corretores parceiros, segue em pleno desenvolvimento, com resultados cada vez mais robustos ao longo dos últimos anos. E um dos pilares dessa expansão está na aposta no poder das assessorias de seguros.
Em 2025, até junho, as vendas via assessorias cresceram 13,9% em comparação ao mesmo período de 2024 – ano em que a companhia já havia registrado crescimento de 16,5% no total de prêmio emitido via assessorias. O resultado reforça o trabalho específico conduzido pela seguradora para integrar as assessorias às demais estratégias de expansão da seguradora em todo o Brasil, como a Filial Digital, a ampliação do time comercial e as agendas de relacionamento e escuta ativa junto aos corretores.
Com o objetivo de ampliar a capilaridade e ficar mais próxima dos mercados locais, a Zurich organizou uma estrutura que conta hoje com mais de 80 assessorias parceiras, estrategicamente posicionadas em 20 estados brasileiros.
Luiz Gasperi, Superintendente de Relacionamento com Corretores e Assessorias da Zurich, afirma que a evolução tem sido muito positiva desde 2021, quando a companhia acelerou esse modelo de negócio. “As assessorias funcionam como uma extensão de nossas filiais físicas, alinhadas ao nosso objetivo de estar cada vez mais próximos dos corretores. Impulsionamos a nossa expansão geográfica não apenas para entrar em novas localidades, mas também para fortalecer a atuação em mercados em que já atuávamos”, explica.
Além de ampliar sua atuação, a Zurich investiu fortemente na simplificação de processos e na oferta de ferramentas de gestão para as assessorias, que contam com os mesmos recursos utilizados pela equipe interna da companhia. Essa padronização contribui para a eficiência operacional e o acompanhamento estratégico dos resultados comerciais junto aos corretores parceiros.
Karla Segatto, da Cerrado Assessoria, conta que o trabalho em parceria com a Zurich tem sido o principal aliado na expansão dos negócios da empresa na região de Goiás. “O suporte comercial da Filial Goiânia foi decisivo para fortalecer o relacionamento com os corretores de seguros, o que contribui para o nosso diferencial no mercado”.
Segundo ela, as ferramentas gerenciais da Zurich e o acesso direto a analistas de sinistros e subscritores são diferenciais que facilitam a rotina da assessoria e reforçam o papel de apoiadores dos corretores. “Hoje, esses profissionais nos procuram graças ao bom atendimento e à sólida parceria com a Zurich”, complementa Karla.
Já Marcos Rodella, da Genebra Assessoria, conta que a parceria com a Zurich tem sido estratégica para a consolidação e expansão do portfólio da empresa, que atua em Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP). Segundo ele, a solidez da marca, aliada a produtos robustos e competitivos, fortalece a atuação da assessoria no mercado.
“As linhas de automóvel, vida e patrimonial têm se mostrado especialmente relevantes, com excelente aceitação no mercado e boa competitividade”, discorre Marcos. “A Zurich se destaca pela excelência no atendimento, agilidade na subscrição e proximidade com os parceiros. Além disso, a clareza na comunicação e a flexibilidade comercial são pontos que fazem diferença no dia a dia. Tivemos casos em que a agilidade da Zurich na análise técnica e na montagem de soluções personalizadas foi determinante para o fechamento de contratos importantes, inclusive em renovações com risco de perda”.
Para Gasperi, os resultados positivos, aliados às experiências colhidas com os profissionais que estão no dia a dia das assessorias, mostram que a companhia segue o caminho certo ao fortalecer a atuação regional. “Além de oportunizar o relacionamento com corretores de todo o Brasil, esse movimento tem contribuído também para ampliar a proteção dos brasileiros em diferentes regiões do país, com atenção às suas necessidades e particularidades regionais”, finaliza o executivo.