Com espaços físicos repaginados e atendimento atento às particularidades regionais, seguradora quer filiais como “segunda casa” dos corretores
Ser a melhor seguradora para o corretor trabalhar e estar sempre presente junto aos corretores não são só mensagens que a Zurich Seguros se esforça em posicionar com clareza para seus parceiros de negócios. Continuamente, a companhia traz ações concretas que tangibilizam esses compromissos, para além do dia a dia.
Mesmo pós-pandemia, a seguradora não só manteve abertas todas as 27 filiais estrategicamente espalhadas pelo país, como repaginou os espaços para melhor receber os parceiros, além de ter intensificado a presença das equipes comerciais junto aos corretores. A parceria com as assessorias e a possibilidade de relacionamento remoto aos corretores parceiros que assim desejarem, através da Filial Digital, complementam essa estratégia.
“Nós sabemos que o mercado passou por uma transformação bastante significativa no pós-pandemia, principalmente no que diz respeito ao modelo de trabalho, canais de atendimento e formatos de relacionamento”, pontua Marcio Benevides, diretor executivo de Distribuição da companhia. “Nós estamos atentos a essas mudanças, mas nunca deixamos de acreditar no relacionamento próximo e presente junto aos parceiros, que segue sendo muito relevante tanto da seguradora para os corretores, quanto dos corretores para seus clientes”, explica o diretor.
Uma das principais iniciativas para intensificar essa proximidade está nas filiais da Zurich. Desde a repaginação do escritório principal da seguradora em São Paulo, em 2021, 19 das 27 filiais da seguradora já passaram por uma modernização completa – e outras duas estão previstas até o final de 2025. A ideia é que as filiais sejam uma extensão da matriz, com espaços novos, modernos e aconchegantes, adaptados ao perfil open space, o que proporciona mais integração aos colaboradores e corretores.
“Nós queremos que as nossas filiais sejam a segunda casa dos corretores”, explica Marcio. “São espaços integrados e modernos, pensados para receber parceiros e clientes, que possibilitam que o corretor tenha um ponto de apoio comercial fora de seus escritórios. Toda a comodidade e facilidade, com infraestrutura completa para agendas pontuais com nossos times comerciais ou até mesmo para um dia produtivo de trabalho, se o corretor estiver em viagem”, exemplifica.
Ele continua: “Sabemos a importância da disponibilidade dos times comerciais para atendimento ao cliente e corretor. Nossas filiais estão sempre abertas nos dias e horários comerciais, assim como nossos times comerciais, que estão completos e disponíveis para atender os corretores nesses períodos”, adiciona o diretor.
Segundo Marcio, a seguradora também teve a preocupação de estender o relacionamento qualificado e próximo para localidades estratégicas em que não há uma filial física – esse trabalho é feito sobretudo junto às assessorias, com quem a Zurich já soma mais de 85 parcerias no território brasileiro.
Outro modelo de relacionamento aos corretores que não foge a essa lógica é a Filial Digital, que promove atendimento personalizado, exclusivamente remoto, aos corretores que assim desejarem. O lançamento ocorreu em 2023, inicialmente na região de Minas Gerais e Centro-Oeste, e diante do sucesso, a Zurich já expandiu o modelo para todo o território nacional ao longo dos últimos dois anos.
“Os profissionais que atuam na Filial Digital estão alocados em espaços exclusivos dentro das cinco filiais-sede das nossas diretorias regionais, para garantir que conheçam a localidade em que estão atuando e possam prestar o melhor atendimento a nossos corretores, com orientações adequadas ao contexto da regionalidade”, esclarece Marcio. “O objetivo é estarmos próximos dos corretores e atendê-los da maneira que preferirem, oferecendo orientações comerciais, apresentando soluções com mais agilidade e ampliando o fechamento de negócios”.
Para Marcio, tudo isso é parte do objetivo maior da companhia de se aproximar ainda mais dos corretores, oferecendo produtos inovadores e atividade comercial eficiente em qualquer lugar do Brasil. Não à toa, segundo ele, a Zurich mais do que dobrou a quantidade de corretores ativos trabalhando com os produtos da companhia nos últimos dois anos.
“Estamos falando da vida e do patrimônio das pessoas, é preciso estabelecer laços de confiança e intensificar o relacionamento para aprimorar nossos produtos e processos, de um lado, e para fidelizar os clientes, de outro. Além de soluções eficientes, temos nos esforçado em todas as frentes de relacionamento e atendimento para ser a melhor seguradora para os corretores operarem. E vamos continuar ouvindo suas necessidades, melhorando nossas iniciativas em prol desta parceria e de ampliar a proteção securitária em toda a sociedade”, finaliza o diretor.