Inovações no seguro auto impulsionam expansão da companhia no segmento
Facilidade na forma pagamento, novas coberturas, atributos sustentáveis e foco no corretor: essas foram as principais soluções adotadas pela Zurich Seguros para ganhar espaço no segmento de automóveis nos últimos anos. E a estratégia deu tão certo que a companhia começa a colher resultados.
Enquanto o mercado registrou crescimento de 3,2% em 2024, segundo levantamento da Susep, a Zurich registrou um aumento de 14% em prêmios emitidos. “Ultrapassamos a marca de meio milhão de clientes no segmento de automóvel, com a expansão para novas regiões e ampliação da base de corretores, nossa participação no mercado cresce ano após ano, consolidando a Zurich como uma das principais seguradoras de automóvel no país”, destaca Fabio Leme, diretor de Personal Lines da Zurich Seguros.
O executivo explica que esse desempenho é resultado das melhorias e inovações que têm sido adicionadas à carteira de automóveis, como o recente lançamento exclusivo da cobertura Pequenos Reparos Premium. “Além de ampliar o valor-limite para mão de obra para pequenos consertos (de R$ 1.000 para R$ 1.500), com esta cobertura, a Zurich é a única que também garante a reposição de peças, como para-choques e itens complementares, em um valor de até R$ 15 mil. É um benefício extremamente vantajoso para os motoristas, que podem ficar mais tranquilos com relação à cobertura de pequenos danos em seus automóveis”.
Também tem contribuído para a expansão da companhia no segmento de automóveis os benefícios sustentáveis agregados à essa carteira nos últimos anos e que, em 2024, foram agrupados sob o selo Auto Eco. O objetivo é sinalizar com mais clareza aos clientes os atributos sustentáveis oferecidos pela companhia no produto.
O pacote garante aos segurados o acesso a uma rede de oficinas certificadas com o Selo Verde, além da garantia da compensação de carbono nos serviços de carro reserva e assistência 24 horas da Zurich e de que as peças substituídas em sinistros ou reparos tenham destino ambientalmente correto.
Toda a jornada do cliente dentro da Zurich é marcada por ações sustentáveis: desde vistoria digital até a emissão sem entrada para a forma de pagamento débito em conta. “Fizemos muitas alterações em nosso seguro auto para torná-lo competitivo e atraente a um consumidor cada vez mais exigente em relação às práticas das empresas a favor da sociedade e do planeta”, afirma Fabio.
O executivo revela que todas essas inovações, associadas à facilidade de pagamento com parcelamento em até 12 vezes, levaram a um aumento no interesse dos corretores pelo produto. “Em 2024, registramos um crescimento de 22,6% na base de corretores cotando automóvel individual, um número muito representativo e que demonstra o interesse em oferecer nosso produto”, diz.
A companhia, aliás, atingiu a marca de 15 mil corretores ativos em 2024, resultando de uma ampla estratégia de intensificação do relacionamento e de expansão territorial que tem sido executada ao longo dos últimos anos, e que tem como carro-chefe o produto de automóvel. Segundo Fábio, isso é estratégico não apenas para o crescimento da Zurich no mercado de seguro automóvel, mas também para gerar novos negócios para os corretores.
“Como companhia multiproduto, reconhecemos a oportunidade de ajudar os corretores a crescerem e diversificarem a sua carteira a partir do automóvel, que é hoje o seguro mais popular do país. Tivemos um crescimento de mais de 20% de corretores cotando o seguro de automóvel e o residencial, e pretendemos ampliar esse número também com outros produtos, como o seguro de vida e o seguro celular, por exemplo”.
Perspectivas 2025
Em 2025, a Zurich seguirá sua jornada de investir cada vez mais em soluções inovadoras para atender os corretores focados no varejo, oferecendo um produto simples de ser contratado, com benefícios sustentáveis e com a qualidade Zurich.
“Queremos manter a taxa de crescimento no mesmo patamar nos próximos anos. Nesse sentido, a estratégia de expansão do canal corretor continua sendo um pilar fundamental para impulsionarmos a distribuição dos nossos produtos”, conclui.