Tema ganhou notoriedade nos últimos meses com o lançamento do ChatGPT e outros softwares de geradores de imagens
Em abril, a Forbes lançou a lista das 50 empresas privadas mais promissoras que utilizam Inteligência Artificial. O tema ganhou notoriedade nos últimos meses com o lançamento do ChatGPT e outros softwares de geradores de imagens. Coletivamente, as empresas da lista de 2023 receberam um financiamento coletivo de US$ 27,2 bilhões
Nessa linha, outras empresas e startups que atuam no setor de tecnologia também se destacam com clientes, fornecedores e parceiros ao utilizar a inteligência artificial como base de suas soluções. Enquanto o restante do capital de risco sofre com a retração do mercado, o setor de IA cresce.
Pensando nisso, abaixo seguem 13 empresas que utilizam IA em diferentes setores:
SoftExpert
A SoftExpert é a fornecedora global de soluções para gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital. Em atividade desde 1995, a empresa une serviços voltados para a otimização de gestão e processos em diferentes níveis e segmentos em um único contrato, atribuindo eficiência, agilidade e economia a seus mais de 2 mil clientes e 600 mil usuários em 50 países. As soluções da companhia utilizam inteligência artificial para resolver dores de empresas de diversos setores e variados portes, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo, serviços, entre outros. Por meio da plataforma SoftExpert Excellence Suite, a marca oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram nativamente e operam via web para automatizar os processos necessários para melhorar e otimizar as diferentes áreas de negócios das organizações.
Labelium
A Labelium é uma empresa de origem francesa que desenvolve soluções para a otimização de performance digital. A companhia utiliza inteligência artificial para desenhar e criar estratégias de marketing online globais, desde o início até a entrega final. Com desenvolvimento de programas digitais feitos sob medida para as necessidades dos clientes, mais de 600 empresas contam com a expertise da Labelium e cerca de 1000 funcionários especializados em diferentes nichos trabalham para a excelência das entregas.
Com atuação em 23 países e enfoque em consultoria para ativações on-line, o ecossistema reúne mais de 15 empresas que contam com especialistas em diferentes nichos como mídia programática, sustentabilidade, mídia de performance e martechs, para oferecer soluções integradas para marcas do segmento de turismo, luxo, moda e beleza. Em 2022, a Labelium reuniu 2 bilhões de dólares em investimento de mídia. A empresa tem o propósito de gerar valor e potencializar a performance de canais de vendas, especialmente e-commerce e marketplaces.
RoutEasy
A RoutEasy é uma startup de logística que, por meio de inteligência artificial, oferece soluções de gestão, otimização e orquestração para e-commerces e marcas. Hoje, os negócios mais inovadores do mundo investem parte significativa de seus faturamentos em oferecer a experiência de entrega perfeita para seus consumidores. Na etapa de otimização, a RoutEasy usa inteligência artificial para criar rotas de entrega otimizadas. Isso envolve muito mais do que encontrar o menor caminho entre um ponto A e um ponto B. É preciso levar em consideração fatores como agendamento de horários, tipos de veículos disponíveis, jornada de trabalho dos motoristas etc. Com rotas otimizadas por algoritmo, os clientes conseguem diminuir os custos, reduzir tempo no planejamento e ganhar mais competitividade nos prazos de entrega. Já na gestão, a chave é acompanhar o status da rota em tempo real. Elimina-se praticamente 100% do trabalho manual na operação e a equipe pode focar as energias em problemas mais analíticos e fundamentais para o crescimento dos negócios.
IARIS
Especializada em aplicações de inteligência artificial, a IARIS nasceu com o objetivo de ser uma fábrica SaaS de inteligência artificial, desenvolvendo produtos que auxiliam organizações na certificação de processos para torná-los mais seguros. A startup, que possui a solução de monitoramento mais avançada do Brasil, atua com dois produtos principais: o EasyProctor, solução de monitoramento à distância de provas e exames que combina análise baseada em Inteligência Artificial com análise humana, e já monitorou dezenas de milhões de horas/aula e exames, o que gerou mais de 3 milhões de alertas de possibilidade de fraudes. E o EasyInspection, uma plataforma antifraude para inspeção veicular que, por meio da IA em visão computacional e metadados de imagem, realiza a avaliação de itens externos e o funcionamento de veículos.
Minds Digital
A Minds Digital é uma Voice IDtech pioneira em biometria de voz para identificação e prevenção a fraudes no Brasil. Fundada em 2017, a empresa oferece soluções antifraudes com alto nível de confiança e agilidade na autenticação de pessoas, em diferentes canais. Com algoritmos próprios da IDtech, a inteligência artificial autentica a voz em até 1 segundo, uma fricção mínima na experiência do cliente. Desse modo, a Minds Digital já conseguiu prevenir mais de R$ 35 milhões em fraudes bancárias.
3C Plus
A 3C Plus é uma startup de Guarapuava, no interior do Paraná, que oferece tecnologias para call centers por meio de um produto SaaS. A empresa investiu em novas soluções para se tornar um método all-in-one nos canais de atendimento e faturou mais de R$15 milhões em 2022.Por meio da Inteligência Artificial, a 3C Plus otimiza todo o processo de seus clientes, fazendo com que eles tenham mais produtividade nas operações, menos tempo ocioso e maior assertividade nos contatos realizados. Com uso da ferramenta, o discador automático elimina as chamadas manuais e entrega para o agente apenas as chamadas em que a IA já identificou um ‘alô’ humano do outro lado da linha.
Raízs
A Raízs, foodtech de orgânicos e saudáveis pioneira em valorizar o pequeno produtor, por meio da Inteligência Artificial, atua no combate ao desperdício de alimentos e também na exploração do solo. A tecnologia desenvolvida combina conhecimento sobre as médias diárias, semanais e mensais de compras dos consumidores e sazonalidade dos produtos
para prever o que será consumido entre seus clientes e assim retirar do solo apenas o que for consumido. Dessa forma, além de reduzir o desperdício e o uso desenfreado do solo para produção de alimentos, a startup auxilia os pequenos produtores a diminuírem suas perdas monetárias.
XLab
A XLab é uma empresa desenvolvedora de tecnologias que humanizam a comunicação, sendo a expertise central de seus colaboradores. O núcleo conta com produtos que podem ser incorporados por organizações de diferentes segmentos, com finalidades diversas, de forma a fortalecer a conexão entre pessoas e marcas, como: ConneX, Content & Learning, Live Commerce e o Sales Concierge. A XLab atua ao lado de grandes marcas, como: Coca-Cola, JHSF, Nestlé, Dasa e Vivara. Para saber mais, acesse: https://xlab.tec.br/home.
Nubimetrics
A Nubimetrics foi criada para ser uma plataforma SaaS que empodera os sellers de e-commerce com base nos dados de mercado analisados profundamente e que tem como finalidade ajudá-los a alavancar seu negócio de maneira inteligente. Em 2020, a startup recebeu um aporte de 2,5 milhões de dólares, Série A liderado pelo fundo Uruguaio IC-Ventures, e alcançou um valor estimado de 12 milhões de dólares. No geral é uma plataforma de Inteligência de Vendas que usa Big Data e Inteligência Artificial para processar milhões de dados de vendas e fornecer insights para sellers e grandes marcas, além de potencializar suas vendas e rentabilidade.
Vittude
A Vittude é referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas. Oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional, aculturamento de saúde mental e psicologia online. Seu corpo clínico garante credibilidade técnica e curadoria rigorosa no credenciamento de psicólogos, além de desenvolver escalas psicométricas que apoiam empresas na jornada de maturidade em saúde mental.
Além da plataforma e do desenvolvimento de métricas e escalas proprietárias, a healthtech também conta com o Vittude Match – Inteligência artificial da empresa que identifica o psicólogo ideal de acordo com a necessidade de cada usuário, indicando perfis com match para os pacientes.
bud
Fundada em 2021 pelos co-fundadores da weme Carolina Kia, Mauricio Bueno e Wagner Foschini, e pelo pesquisador de Inteligência Artificial da Unicamp Eduardo Yuji, a bud é o primeiro software que utiliza inteligência artificial para tornar a gestão da estratégia mais saudável dentro das empresas. Por meio da plataforma, a startup ajuda os líderes dentro das empresas a adotarem hábitos de gestão que sejam mais saudáveis, colocando a gestão de desempenho, engajamento e desenvolvimento nas mãos das próprias equipes e criando times de alto desempenho, altamente engajados e muito mais saudáveis.
ChatClass
A ChatClass é uma edtech que oferece tecnologia de IA para treinamento, ensino de inglês e experiências de conversação via chatbot. A empresa possibilita que profissionais de diversas áreas e funções se aprimorem de forma interativa, prática e rápida. A edtech já foi selecionada para programas como Facebook Hack Station, Google for Startups, IBM Hyper Protect Accelerator, Endeavor Scale Up, além de ter conquistado prêmios internacionais de inovação em educação como Learning Engineering Tools Competition, MIT TPrize, GSV Cup e Holon QI. Mais informações no site.
Kultua
A Kultua é pioneira em Diagnósticos de Cultura personalizados e em profundidade para empresas e suas consultorias parceiras. Como diferenciais, a startup entrega resultados de pesquisa até 6 vezes mais rápido e inclui diversas perguntas abertas com análises semânticas de sentimentos/categorização de temas-chave via Processamento de Linguagem Natural (PLN). Suas pesquisas de cultura em profundidade são mais abrangentes do que apenas pesquisas de Clima Organizacional, Engajamento, Liderança e/ou Satisfação de Colaboradores, pois a peopletech correlaciona tudo isso e diversas outras dimensões particulares que compõem a cultura de cada cliente em uma única pesquisa.