Bradesco Seguros

21ª Mostra do Filme Livre apresenta o MMFL – Mercado da Mostra do Filme Livre com debates, rodadas de negócios e curso com Marcelo Ikeda, no CCBB Rio de Janeiro

Seguros nos bastidores do cinema: A proteção por trás do Globo de Ouro de Fernanda Torres / Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Mostra do Filme Livre em 2025 traz uma novidade: o MMFL – Mercado da Mostra do Filme Livre. Esta iniciativa trará rodadas de negócios para os profissionais independentes que estão com seus filmes dentro da MFL, nos cinemas do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2025. Estação juntará compradores e exibidores do segmento como o Canal Educação da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), o canal BOX Brazil, o Canal Brasil.

A abertura, aberta ao público, contará com debate sobre o tema “Difusão Comercial e Cultural”, com participação de Maurício Hirata (RioFilme), Maria Augusta Ramos (EBC), Roberta Sauerbronn (Saraguina Filmes), e mediação do professor e realizador Marcelo Ikeda.

O curso gratuito de cinema intitulado “Das garagens para o mundo”, com Marcelo Ikeda, acontecerá nos dias 17,18, e 19 de janeiro. Qualquer pessoa interessada em participar, pode se inscrever através do site www.mostralivre.com.

A ideia do Mercado MFL é promover o encontro, a troca de experiências e negociações entre os/as realizadores/as independentes brasileiros que estão com filmes na 21ª Mostra do Filme Livre e potenciais exibidores destes conteúdos. O foco é atender difusores comerciais e culturais, através da ação independente Cineclubes Livres, que volta a acontecer depois de seis anos dentro da Mostra.

A Mostra do Filme Livre é patrocinada pelo Cultural Banco do Brasil desde sua primeira edição, em 2002, no RJ. Para Guilherme Whitaker, idealizador do evento: “O cinema brasileiro em geral tenta voltar aos patamares de produção e difusão pré-pandemia e a MFL se junta a centenas de mostras, festivais e cineclubes para preencher uma grande e histórica lacuna audiovisual, a da difusão, quase sempre deixada de lado em detrimento à produção. O resultado são milhares de filmes feitos por ano no país, que depois enfrentam dificuldades de serem vistos pelo grande público além da internet. Nossa missão é ajudar na valorização do cinema mais original e potente que temos no Brasil, o cinema livre, independente, possível, a fim de ampliar a exibição destes filmes país adentro”.

ABERTURA MMFL: 17 de janeiro de 2025, às 18h30

Cinema 1 – CCBB Rio

Debate ‘Difusão Comercial e Cultural’- Com Maurício Hirata (RioFilme), Maria Augusta Ramos (EBC), Roberta Sauerbronn (Saraguina Filmes), e mediação de Marcelo Ikeda. Entrada Gratuita.

CURSO DE CINEMA: 17/18/19 de janeiro de 2025, das 14h às 18h

Cinema 2 – CCBB Rio

“Das garagens para o mundo”, com Marcelo Ikeda

Gratuito.

Inscrições pelo site  www.mostralivre.com

50 vagas

Sinopse: Com base no livro homônimo a ser lançado na MFL por Ikeda, o curso investiga as origens e características de uma geração de cineastas livres, que transformou o cinema brasileiro entre 2005 e 2015, entre os quais se destacam cineastas como Adirley Queirós, Affonso Uchoa, Gabriel Mascaro, Marco Dutra e Juliana Rojas, Petrus Cariry, Allan Ribeiro, e coletivos como Teia (MG), Alumbramento (CE), Filmes a Granel (PB) e Símio/Trincheira (PE). O curso parte da seguinte pergunta: como uma geração de artistas consegue legitimação em seu meio? O livro examina os condicionantes históricos que permitiram que um conjunto de realizadores produzisse “nas garagens” e assim este grupo pudesse se tornar reconhecido dentro do campo institucionalizado de legitimação do cinema brasileiro contemporâneo.

RODADAS de NEGÓCIOS:  18 e 19 de janeiro de 2025, das 14h às 20h

Salão do Cinema 2 – CCBB Rio

Encontros entre compradores de conteúdo e os filmes. Exclusivo para os realizadores que estão na programação da MFL deste ano.

A MFL é, hoje, a maior mostra de cinema do Brasil em duração. Mas ela não termina em fevereiro. Em março de 2025 ela será on-line, com premiação de R$30.000,00 por júri e voto popular, entre 30 filmes pós-selecionados.

Serviço

21ª MOSTRA DO FILME LIVRE

De 8 a 27 de janeiro

Mercado Mostra do Filme Livre: de 17 a 19 de janeiro

Patrocínio: Banco do Brasil

Apoio: RioFilme

Curadoria: Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna

Produção: WSET Multimídia – www.wsetfilmes.com

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil www.bb.com.br/cultura

Local: Cinema do CCBB Rio de Janeiro

Endereço:  R. Primeiro de Março, 66 – Centro

Capacidade do cinema 1: 98 lugares

Capacidade do cinema 2: 50 lugares

Local: Estação Net Botafogo – Sala 4

Capacidade: 35 lugares

Ingressos gratuitos: disponibilizados às 9h, no dia da sessão, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

Classificação indicativa: conforme a programação

Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)

Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar

Centro – Rio de Janeiro / RJ

Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB RJ nas redes sociais:

x.com/ccbb_rj/ | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/ccbbcultura

Total
0
Shares
Anterior
Desafios e oportunidades para profissionais da saúde no Brasil: como a DR360 está transformando a gestão de clínicas e consultórios
Daniel Mendes, CEO da DR 360 Educação / Foto: Divulgação

Desafios e oportunidades para profissionais da saúde no Brasil: como a DR360 está transformando a gestão de clínicas e consultórios

Médicos e dentistas enfrentam desafios crescentes na administração de seus

Próximo
Patricia Chacon assume a presidência do Sindseg SP
Patrícia Chacon, presidente do Sindseg SP / Foto: Divulgação

Patricia Chacon assume a presidência do Sindseg SP

A primeira mulher a ocupar o cargo no sindicato de SP chega acompanhada por uma

Veja também