4 em cada 10 MPMEs preferem antecipação de recebíveis como modalidade de crédito, aponta pesquisa da Serasa Experian

Foto: Cardma Pr NL/ Unsplash
Foto: Cardma Pr NL/ Unsplash

Estudo traz ainda que há espaço para ampliar adesão à modalidade, já que apenas 19% das empresas que têm intenção de solicitar crédito pensam em recebíveis do cartão de crédito e 13% em outros tipos de recebíveis

Uma pesquisa inédita da Serasa Experian traz a visão de como as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) estão utilizando antecipação de recebíveis –, como, por exemplo, boletos, duplicatas, NFs, recebíveis de cartão de crédito e débito e outros – como moeda de troca na hora de solicitar crédito ou comprar a prazo.

Quando questionadas sobre sua modalidade de crédito preferida, 38% das MPMEs respondentes elegeram os recebíveis. Empréstimos é favorita de 42% do público e rotativo do cartão de crédito de crédito é a terceira colocada, sendo a eleita para 20% das MPMEs. (Gráfico 1)

Os números crescem quando olhamos o recorte de MPMEs que já acessaram tais modalidades de crédito. Entre as empresas que já utilizaram recebíveis do cartão de crédito, por exemplo, há um crescimento de 14 p.p., de 38% para 52%, acerca da preferência. Para respondentes que já usaram outras formas de recebíveis (NFs, boletos, duplicatas), o percentual também cresce, de 38% para 42%. (Gráfico 2)

“A antecipação de recebíveis já é uma opção de acesso ao crédito, de certa forma, usual para as MPMEs e com vantagens para suas necessidades. No entanto, existem outras modalidades para o uso de recebíveis que podem facilitar ainda mais e ampliar o acesso ao crédito: como recebíveis como garantia ou pagamento. Nesses formatos, os empreendedores podem ter mais controle sobre sua gestão financeira e fluxo de caixa. Somado a isso, os recebíveis – facilitados pela nova legislação- contam com juros menores ou isentos – no caso do uso para pagamentos, e não tem necessidade adicional de endividamento e simplicidade na contratação. Essas modalidades têm espaço para ampliação da sua utilização e trazem vantagens para os empresários. A Serasa Experian tem uma Oferta de Crédito em parceria com a Mova disponível MPMES”, afirma o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.

Mercado em potencial

Entre as MPMEs que responderam que possuem a intenção de solicitar crédito, apenas 19% indicam que a opção escolhida seriam os recebíveis de cartão de crédito. Recebíveis de outras modalidades (NFs, boletos e duplicatas) são a opção de 13% dos respondentes.

A título de comparação, empréstimos (como capital de giro, conta garantida etc.) é a preferência de 36% das MPMEs, enquanto 38% delas ainda não escolheu sua modalidade para acesso ao crédito.

“Com a pesquisa, percebemos que o empreendedor já tem certa familiaridade com a antecipação, mas ainda há espaço para crescimento. Em um estudo recente da Serasa Experian, vimos que o potencial de acesso ao crédito das MPMEs em relação a recebíveis é de R$ 30,7 bilhões. Entender o panorama geral desse mercado, as dúvidas das MPMEs em relação ao tema e ajudá-los a explorar as oportunidades que o mercado de recebíveis proporciona para esse público é parte do nosso papel de empoderar essas empresas. O crédito é um caminho para o crescimento, para um fluxo de caixa mais saudável e para evitar o endividamento, como vimos, e cada vez mais é importante que as MPMEs acessem e usem esses recursos de forma estratégica”, conclui Cleber Genero.

Metodologia e amostra

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 522 MPMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado entre empresas (“B2B”) quanto para o consumidor final (“B2C”). Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 4% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.

Total
0
Shares
Anterior
Imposto de Renda: BDO apresenta dicas de última hora
Foto: Steve Buissinne/ Pixabay

Imposto de Renda: BDO apresenta dicas de última hora

Especialista da BDO Brasil faz últimas recomendações para quem ainda não prestou

Próximo
5 principais vantagens do White Label para negócios digitais
Jorge Ramos, CEO da Idea Maker / Foto: Luciano Alves / Divulgação

5 principais vantagens do White Label para negócios digitais

Redução de custos, fortalecimento da marca, agilidade e flexibilidade são alguns

Veja também