Bradesco Seguros

4 em cada 5 bairros de São Paulo registram valorização no primeiro trimestre de 2024

a house with a solar panel
Foto: Unsplash

Dados apontam que 86 dos 108 bairros pesquisados pelo indicador aparecem com valores em alta na capital paulista entre janeiro e março deste ano

Quatro em cada cinco bairros de São Paulo registraram uma valorização no preço médio do aluguel nos últimos três meses. É o que mostra o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado nesta quinta-feira.

Os dados revelam que 86 dos 108 bairros pesquisados na capital paulista tiveram uma alta no valor entre janeiro e março deste ano, em comparação com os últimos três meses de 2023.

Piqueri, na Zona Norte, encabeça a lista. O bairro teve uma alta de 19,9% no período. Logo atrás aparecem Planalto Paulista (17,9%), Sítio do Mandaqui (15,5%), Jardim Pirituba (13%) e Mandaqui (12,3%).

O preço médio na cidade também subiu, pelo 32º mês consecutivo, fechando em R$ 62,68. É o maior valor de toda a série histórica, iniciada em 2019. O crescimento em relação a fevereiro foi de 1,59%. Somente nos primeiros três meses do ano, o preço médio na cidade subiu 4,78%.

“Desde julho de 2021 a capital paulista não observa redução no valor do metro quadrado. Entre os principais fatores no momento está a alta temporada de procura de aluguéis. Como muitos contratos vencem no final do ano, há uma demanda maior por aluguel nos primeiros três meses do ano”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

Os apartamentos de um dormitório ajudaram a elevar novamente o preço na cidade. A variação para este tipo de imóvel foi a maior na comparação com os últimos três meses de 2023: 4,22%. Mas os imóveis com dois e três quartos também registraram um aumento nos preços: 3,89% e 2,91%, respectivamente.

Desconto

Apesar de o preço subir constantemente na cidade, ainda há espaço para negociação. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em março foi de 3,4% – o mesmo percentual do mês passado e 0,2 ponto percentual acima do registrado em março de 2023.

“Pode parecer um percentual pequeno, mas ele é bastante representativo, especialmente na comparação com os meses anteriores. Para o inquilino, é uma sinalização de que vale barganhar um pouquinho. Para o proprietário, um aviso de que dar um desconto pode ser um bom negócio para não manter o imóvel parado e perder dinheiro”, afirma o gerente de Dados do QuintoAndar.

Confira a lista dos 15 bairros mais valorizados no 1º trimestre de 2024:

  • Piqueri – 19,9%
  • Planalto Paulista – 17,9%
  • Sítio do Mandaqui -15,5%
  • Jardim Pirituba – 13%
  • Mandaqui – 12,3%
  • Sapopemba – 12,3%
  • Bom Retiro – 11,8%
  • Brás – 10,4%
  • Vila Sônia – 10,3%
  • Ponte Rasa – 9%
  • Vila Califórnia – 8,3%
  • Vila Nova Cachoeirinha – 8%
  • Jardim Santa Emília – 7,7%
  • Jardim Brasil – 7,2%
  • Vila Matilde – 6,6%

Sobre o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia

A metodologia do Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

Ele está presente em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília e tem periodicidade mensal. Acesse o site para mais informações.

Total
0
Shares
Anterior
Solon Stahl e César Saut palestram juntos no Gramado Summit
Solon Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira RS; César Saut, vice-presidente da Icatu / Foto: Divulgação

Solon Stahl e César Saut palestram juntos no Gramado Summit

Sicredi e Icatu Coopera patrocinam o evento e têm palco exclusivo com mais de 30

Próximo
Em 2023, 37,5% dos roubos de carga registrados ocorreram às quartas-feiras à noite
Lei nº 14.599/23 reafirma pontos importantes nos processos do transporte rodoviário de cargas / Foto: Josiah Farrow / Unsplash Images

Em 2023, 37,5% dos roubos de carga registrados ocorreram às quartas-feiras à noite

Quanto à periodicidade dos roubos, relatório da nstech indica que maio foi o mês

Veja também