Pesquisa indica que 72% dos brasileiros pretendem comprar presentes de Natal este ano; cenário é favorável para os empreendedores
O fim do ano é uma das épocas mais aguardadas por empreendedores, especialmente por aqueles que desejam alavancar as vendas e expandir seus negócios. A expectativa de compras para este ano é positiva. O estudo “Vem chegando o Natal”, elaborado pela Globo, indica que, dos 1044 brasileiros entrevistados, 72% pretendem comprar presentes de Natal este ano. Além disso, 35% pretendem gastar de R$100 a R$300 em presentes esse ano.
“O final de ano é o momento ideal para empreendedores darem um passo à frente. Além de faturar mais, é uma chance para consolidar os negócios e conquistar um público fiel. Com um bom planejamento e organização, é possível transformar o Natal em bons resultados e crescimento”, afirma Rafa Cavalcanti, CEO da CloQ, fintech de impacto social que auxilia brasileiros a construírem um histórico de crédito positivo, seguro e estável por meio do nano-crédito.
Pensando nisso, a executiva separou quatro dicas que podem ajudar empreendedores a aumentarem as vendas na temporada. Confira a seguir.
1. Planeje o que vai vender
Para atender à demanda de forma assertiva, é preciso entender as necessidades dos clientes e escolher os produtos certos. Vale aproveitar o espírito natalino e criar ofertas atrativas que ajudam a conectar emocionalmente o consumidor. “Lembre-se de analisar as tendências do mercado para não ficar para trás e garantir destaque no mercado, que é ainda mais competitivo nesse período”, ensina Rafa.
2. Invista em estoque
A falta de produtos que estão em alta entre os consumidores pode significar oportunidades perdidas. “Se o capital estiver baixo para a compra de novos produtos, considere opções como o nano-crédito. A modalidade é acessível, segura e ideal para quem está começando ou precisa de um impulso financeiro rápido e eficiente”, garante a CEO da CloQ.
3. Se prepare com antecedência
Não deixe para resolver tudo de última hora, a organização é um pilar fundamental para qualquer negócio. “Comece a planejar as questões financeiras, logísticas e operacionais o quanto antes do Natal. Isso inclui garantir fornecedores, construir estratégias de venda e treinar equipes para lidar com o aumento de demandas”, pontua a empreendedora.
4. Aproveite o momento para crescer
O Natal não é apenas uma data para vender mais, é também uma oportunidade de fortalecer sua marca e fidelizar novos clientes. Por isso, ofereça uma experiência de compra otimizada, que atraia o consumidor, seja com promoções criativas, ofertas ou atendimento personalizado. “O impacto positivo pode render frutos ao longo do próximo ano”, enfatiza Rafa Cavalcanti.