Para Eduardo Rocha, CEO do Klubi, existem pelo menos 4 motivos que explicam esse aumento no número de consorciados
O número de consorciados bateu um novo recorde em 2023, ultrapassando os 9,5 milhões de usuários. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o volume de negócios cresceu mais de 20% neste ano, chegando a R$ 115,5 bilhões em contratos.
De acordo com Eduardo Rocha, CEO do Klubi, fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios, existem pelo menos 4 motivos que explicam esse aumento no número de consorciados:
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Fuga da taxa de juros
Os consórcios cobram apenas a mensalidade, sem um valor de entrada e sem juros. Esse tem sido um grande diferencial da modalidade em relação aos financiamentos, que cobram uma taxa de juros que pode superar os 3% ao mês.
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Melhor condição de acesso ao crédito
Um consórcio se parece mais com um investimento do que com uma dívida, por isso, a modalidade se torna uma opção mais acessível ao brasileiro e permite, inclusive, que o consumidor faça uma pausa no pagamento de suas mensalidades. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a cada 10 financiamentos, sete são recusados.
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Transparência e aquisição 100% digital
Fazer um plano de consórcio é muito simples e leva apenas alguns minutos. Uma contratação pode ser feita 100% pelo site ou app e o consorciado pode escolher o valor e o número de parcelas que deseja. Um levantamento da Kantar com usuários do consórcio mostra que o acompanhamento do pós-venda foi o que mais chamou a atenção de 41% dos entrevistados, seguido de atendimento com informações mais claras (40%) e atendimento personalizado (34%), ou seja esses fatores são importantes para aprimorar a relação cliente/administradora de consórcio.
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Planejamento financeiro
Os consórcios permitem que o usuário se programe para receber o bem que deseja. Segundo uma pesquisa da Kantar, o número de clientes que apontavam o consórcio como um jeito de guardar dinheiro passou de 26% em 2020 para 35% em 2022.
“Hoje os consórcios possuem mais de 9,5 milhões de usuários, mas têm um público endereçável de aproximadamente 100 milhões de brasileiros. O crescimento do número de pessoas que apontam o consórcio como uma solução para adquirir um bem de valor, mostra que aos poucos, o brasileiro acredita cada vez mais nesse instrumento de educação e inclusão financeira”, finaliza o CEO do Klubi.